1. Título: Folclore
2. Dados de identificação
Coordenadoras do projeto: Roberta Andreis e Rosilaine Kramer Silva
Áreas envolvidas: Linguagem, Arte,Matemática, Educação Física, História e Geografia
Período de realização: Maio a agosto 2014
Apresentação na Casa de Cultura: 13 de agosto, manhã e tarde
Público-alvo: Educação Infantil ao nono ano.
Destacando que a leitura e a escrita, estão diretamente ligadas ao desejo de descobrir, conhecer e fazer parte do folclore brasileiro justifica-se a importância deste projeto e a relevância da leitura neste processo educativo.
· Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
· Utilizar linguagem oral, escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
· Exercitar fantasia, criatividade e imaginação através de pesquisa e reconstruções;
· Desenvolver gosto pela leitura,canto, músicas e danças culturais;
· Estimular o ritmo.
· Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Cada turma trabalhará um tópico do folclore e depois fará uma exposição ,seja ela através de dramatizações, teatro, contação de história, jogos, exposição de atividades, entre outros.
As ações do projeto também serão desenvolvidas nas aulas de arte, educação física, sexto período e laboratório de informática.
Nas turmas de educação infantil além da contação de histórias e lendas, de ouvir e cantar músicas e canções,participar das brincadeiras e danças e construir brinquedos folclóricos, os alunos vão construir uma amarelinha e um dominó com os personagens das lendas do folclore brasileiro e do Sítio do Pica-pau Amarelo, para brincarem na escola e com a família.
No 1º ano, a professora apresentará o livro “O Folclore” de Mestre André e Marcelo Xavier. Discutirá sobre o que compõe o nosso folclore brasileiro, incluindo o gênero das adivinhas. Conversará com a turma para que seja possível identificar os conhecimentos prévios sobre as adivinhas do nosso folclore brasileiro para realizar uma roda de contação de adivinhas conhecidas pela turma. Propõe uma pesquisa de adivinhas conhecidas pela família e realizará a socialização das mesmas, no grande grupo para produção textual coletiva de adivinhas de autoria da turma do primeiro ano. Irão confeccionar cartazes de adivinhas para expor no corredor da escola. Realizará atividades de completar as sílabas das palavras do contexto estudado, bem como ordená-las para a formação das mesmas, realizará o jogo linguístico coletivo, no qual a professora faz perguntas sobre a formação de palavras, considerando o conhecimento que cada grupo tem a respeito do funcionamento do sistema de escrita.
No 2º ano será realizada a contação das lendas mais conhecidas do Folclore (Saci Pererê, Iara, Curupira, Boitatá, Mula-sem-Cabeça, Negrinho do Pastoreio, Boto Rosa, Lobisomem) para conhecimento de todos; a confecção de um livro de tamanho grande feito de forma coletiva com produção escrita de resumos das histórias contadas e representação gráfica (desenhos) de cada personagem, sendo que serão utilizados diferentes materiais para a montagem dos personagens, proporcionando assim a caracterização dos mesmos através do tato e da visão, por se tratar de diferentes texturas, cores e formas.
Construirão um jogo da memória com personagens do folclore, usando caixas de leite encapadas. As figuras serão desenhadas pelos alunos, que serão duplicadas para serem colocadas nas caixas.
Personagens serão presos na garrafa. Os alunos irão confeccionar personagens do folclore utilizando massa de modelar e “prenderão” os mesmos em garrafas de papel envoltas com papel celofane.
O 3º ano irá construir a trilha dos advinhas, depois de trabalhar com o tema em sala de aula.
No 4º ano, observando a ausência “de brincadeiras de criança” nas atividades que a turma realiza e na hora do intervalo, aliado a questão da sexualidade que está muito presente na turma, considerando a idade, surgiu a ideia de unir duas coisas do nosso folclore: Rodas cantadas, cantigas infantis e lendas da nossa região.
Os alunos realizarão uma pesquisa com seus pais para descobrirem quais destas brincadeiras eles costumavam brincar quando crianças.
De posse dessas informações, pesquisarão a letra destas musicas para vivenciar as mesmas no pátio, objetivando resgatar a infância destes alunos.
Após, será trabalhada uma lenda e em cima desta, vão elaborar uma paródia de uma das musicas infantis, escolhidas por eles, para contar a lenda.
Outras lendas serão trabalhadas desta mesma forma. As paródias serão construídas em pequenos grupos, com o auxílio da professora.
Nas turmas de 6º e 7º anos as professoras de Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, trabalharão contos que agucem a imaginação dos alunos e possam contribuir na compreensão do aprendizado que está sendo construído.
No 6º ano, através do conto “O Reformador do Mundo”, de Monteiro Lobato, a professora organizará, juntamente com os alunos uma espécie de musical que tem por objetivo mostrar o que se pode fazer para ter um mundo melhor. Este trabalho também está vinculado ao projeto Fazer o Bem – Desenvolvendo a Autonomia, e foi criado pelos próprios alunos que realizarão, inclusive, uma apresentação em uma casa de repouso, dando exemplo de como eles podem mudar o mundo.
No 7º ano, a professora de Matemática, apresentará aos alunos como a Linguagem e a Matemática estão vinculadas entre si e podem auxiliar no processo criativo de cada um. Através dessa introdução, será apresentado o conto “O Mágico do Zalabiats”, de Malba Tahan, o qual será ponto de partida para uma releitura dessa contação através de uma dramatização.
Os professores de Arte e Educação Física estarão vinculados ao trabalho, auxiliando nos ensaios,na montagem das apresentações e na construção dos painéis para exposição.
·
2º ano:
· 6º ano:
·
7º ano:
2. Dados de identificação
Nome da Escola: E.M.E.F.Vereador
Marcial Pisoni
Diretor(a): Jacqueline
SantosCoordenadoras do projeto: Roberta Andreis e Rosilaine Kramer Silva
Áreas envolvidas: Linguagem, Arte,Matemática, Educação Física, História e Geografia
Período de realização: Maio a agosto 2014
Apresentação na Casa de Cultura: 13 de agosto, manhã e tarde
Público-alvo: Educação Infantil ao nono ano.
3. Justificativa
Sabendo que o Folclore é a expressão da cultura, dos costumes e
tradições de um povo, expresso de maneira oral, escrita ou cênica, torna-se de
fundamental importância o seu trabalho como prática pedagógica. Todos os povos
têm folclore e é através da sua preservação que se torna possível a perpetuação
das diferentes culturas, bem como o conhecimento verdadeiro da história dos
diversos povos. O folclore é contado e recontado pela oralidade popular e
representa a sabedoria do povo. Ele inclui mitos, lendas, contos populares,
brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos,
juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios,
saudações, despedidas e trava-línguas. Também inclui festas, encenações,
artesanato, símbolos, receitas de comidas, medicina popular, danças, música
instrumental e canções, inclusive as baladas e canções de ninar. O folclore
brasileiro é muito rico, possui a herança cultural dos índios, dos portugueses
colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus.
Conhecendo o folclore do Brasil, podemos compreender o
seu povo. E assim passamos a fazer, parte de sua História. Destacando que a leitura e a escrita, estão diretamente ligadas ao desejo de descobrir, conhecer e fazer parte do folclore brasileiro justifica-se a importância deste projeto e a relevância da leitura neste processo educativo.
4. Objetivos
·
Reconhecer a importância cultural do folclore;· Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
· Utilizar linguagem oral, escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
· Exercitar fantasia, criatividade e imaginação através de pesquisa e reconstruções;
· Desenvolver gosto pela leitura,canto, músicas e danças culturais;
· Estimular o ritmo.
· Desenvolver a linguagem oral e escrita.
5. Metodologia ou Estratégia de Ação:
No
primeiro momento o professor de cada turma vai trabalhar identidade e
autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos
preexistentes sobre o Folclore. Diante de explanações e questionamentos serão organizadas
as ações.
Em uma roda
de conversa a professora referência da turma vai explicar o que é folclore e direcionar o seu trabalho: festa folclórica,
lendas, par lendas, trava-línguas, músicas, canções, brincadeiras, danças,
brinquedos, personagens ; organizando suas ações.Cada turma trabalhará um tópico do folclore e depois fará uma exposição ,seja ela através de dramatizações, teatro, contação de história, jogos, exposição de atividades, entre outros.
As ações do projeto também serão desenvolvidas nas aulas de arte, educação física, sexto período e laboratório de informática.
Nas turmas de educação infantil além da contação de histórias e lendas, de ouvir e cantar músicas e canções,participar das brincadeiras e danças e construir brinquedos folclóricos, os alunos vão construir uma amarelinha e um dominó com os personagens das lendas do folclore brasileiro e do Sítio do Pica-pau Amarelo, para brincarem na escola e com a família.
No 1º ano, a professora apresentará o livro “O Folclore” de Mestre André e Marcelo Xavier. Discutirá sobre o que compõe o nosso folclore brasileiro, incluindo o gênero das adivinhas. Conversará com a turma para que seja possível identificar os conhecimentos prévios sobre as adivinhas do nosso folclore brasileiro para realizar uma roda de contação de adivinhas conhecidas pela turma. Propõe uma pesquisa de adivinhas conhecidas pela família e realizará a socialização das mesmas, no grande grupo para produção textual coletiva de adivinhas de autoria da turma do primeiro ano. Irão confeccionar cartazes de adivinhas para expor no corredor da escola. Realizará atividades de completar as sílabas das palavras do contexto estudado, bem como ordená-las para a formação das mesmas, realizará o jogo linguístico coletivo, no qual a professora faz perguntas sobre a formação de palavras, considerando o conhecimento que cada grupo tem a respeito do funcionamento do sistema de escrita.
No 2º ano será realizada a contação das lendas mais conhecidas do Folclore (Saci Pererê, Iara, Curupira, Boitatá, Mula-sem-Cabeça, Negrinho do Pastoreio, Boto Rosa, Lobisomem) para conhecimento de todos; a confecção de um livro de tamanho grande feito de forma coletiva com produção escrita de resumos das histórias contadas e representação gráfica (desenhos) de cada personagem, sendo que serão utilizados diferentes materiais para a montagem dos personagens, proporcionando assim a caracterização dos mesmos através do tato e da visão, por se tratar de diferentes texturas, cores e formas.
Construirão um jogo da memória com personagens do folclore, usando caixas de leite encapadas. As figuras serão desenhadas pelos alunos, que serão duplicadas para serem colocadas nas caixas.
Personagens serão presos na garrafa. Os alunos irão confeccionar personagens do folclore utilizando massa de modelar e “prenderão” os mesmos em garrafas de papel envoltas com papel celofane.
O 3º ano irá construir a trilha dos advinhas, depois de trabalhar com o tema em sala de aula.
No 4º ano, observando a ausência “de brincadeiras de criança” nas atividades que a turma realiza e na hora do intervalo, aliado a questão da sexualidade que está muito presente na turma, considerando a idade, surgiu a ideia de unir duas coisas do nosso folclore: Rodas cantadas, cantigas infantis e lendas da nossa região.
Os alunos realizarão uma pesquisa com seus pais para descobrirem quais destas brincadeiras eles costumavam brincar quando crianças.
De posse dessas informações, pesquisarão a letra destas musicas para vivenciar as mesmas no pátio, objetivando resgatar a infância destes alunos.
Após, será trabalhada uma lenda e em cima desta, vão elaborar uma paródia de uma das musicas infantis, escolhidas por eles, para contar a lenda.
Outras lendas serão trabalhadas desta mesma forma. As paródias serão construídas em pequenos grupos, com o auxílio da professora.
Nas turmas de 6º e 7º anos as professoras de Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, trabalharão contos que agucem a imaginação dos alunos e possam contribuir na compreensão do aprendizado que está sendo construído.
No 6º ano, através do conto “O Reformador do Mundo”, de Monteiro Lobato, a professora organizará, juntamente com os alunos uma espécie de musical que tem por objetivo mostrar o que se pode fazer para ter um mundo melhor. Este trabalho também está vinculado ao projeto Fazer o Bem – Desenvolvendo a Autonomia, e foi criado pelos próprios alunos que realizarão, inclusive, uma apresentação em uma casa de repouso, dando exemplo de como eles podem mudar o mundo.
No 7º ano, a professora de Matemática, apresentará aos alunos como a Linguagem e a Matemática estão vinculadas entre si e podem auxiliar no processo criativo de cada um. Através dessa introdução, será apresentado o conto “O Mágico do Zalabiats”, de Malba Tahan, o qual será ponto de partida para uma releitura dessa contação através de uma dramatização.
Os professores de Arte e Educação Física estarão vinculados ao trabalho, auxiliando nos ensaios,na montagem das apresentações e na construção dos painéis para exposição.
Conteúdos
distribuídos por turmas:
·
Educação Infantil A,B,C:
ü Músicas
folclóricas;
ü Brincadeiras
folclóricas;
ü Personagens
folclóricos;
ü Sítio do
Pica-pau Amarelo
ü Brinquedos
folclóricos
ü Festa Junina.
·
1º ano:
ü Par
lendas;
ü Adivinhas;
ü Músicas
folclóricas:
ü Brincadeiras
folclóricas;
ü Personagens
Folclóricos;
ü Brinquedos
folclóricos;
ü Festa
Junina.
ü Lendas;
ü Músicas
folclóricas;
ü Brincadeiras
folclóricas;
ü Personagens
Folclóricos;
ü Brinquedos
folclóricos;
ü Festa
Junina.
·
3º ano:
ü Jogo das
adivinhações;
ü Trava-línguas;
ü Músicas
folclóricas;
ü Danças
folclóricas;
ü Personagens
Folclóricos;
ü Brincadeiras
folclóricas
ü Festa
Junina
·
4º ano:
ü Lendas:
Negrinho do Pastoreio; Erva Mate; Mandioca,...
ü Canções folclóricas;
ü Músicas
folclóricas
ü Danças
folclóricas
ü Personagens
Folclóricos;
ü Brinquedos
folclóricos
ü Festa
Junina.
· 6º ano:
ü
O Reformador do Mundo;
ü
Músicas relacionadas ao assunto;
ü
Contação de História;
ü
Dramatização;
ü
Leitura e compreensão de texto.
ü
Contos de Malba Tahan;
ü
A Matemática no dia-a-dia;
ü
Contação de História;
ü
Dramatização;
ü Leitura e
compreensão de texto
6. Recursos
financeiros:
ü Materiais
diversos: recursos próprios
ü Transporte:
verba municipal no valor de 868,68 (05 ônibus)
7. Avaliação:
A avaliação será feita através da
participação contínua durante as atividades propostas, envolvendo a observação,
a participação, a produção dos alunos envolvidos. Cada turma trabalhará seu
conteúdo de maneira dinâmica e diferenciada. Após a realização dos trabalhos, farão
primeiramente a exposição de idéias para aos colegas, posteriormente serão
montados os painéis e apresentação no Teatro da Casa da Cultura.
8. Referência
Bibliográfica:
PINTO,
Gerusa Rodrigues, LIMA, Regina Célia Villaça Lima. Dia- a - Dia do Professor.Editora FAPI LTDA. Volume 3
CARVALHO,
Míriam CAZANTE, Cristina. 3º
Milênio - Projetos Pedagógicos.
PROJETO
ELABORADO PELA COORDENADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA - VÍVIAN HANTHORNE
AZEVEDO,
Ricardo. Bazar do Folclore: tradição
popular. São Paulo: Ática, 2001.
AZEVEDO,
Ricardo. Cultura da terra. São
Paulo: Moderna, 2008.
AZEVEDO,
Ricardo. Armazém do Folclore. São
Paulo: Ática, 2002.
AZEVEDO,
Ricardo. Meu livro de folclore. São
Paulo: Ática, 1997.
LOBATO,
Monteiro. O Saci. São Paulo:
Brasiliense, 2003.
SOUZA,
Mauricio de. Turma da Mônica: lendas
brasileiras. São Paulo: Girassol, 2009.
SOUZA,
Mauricio de. Turma da Mônica: folclore
brasileiro. São Paulo: Girassol, 2009
AMADIO,
Lidio. Lendas e mitos do folclore brasileiro.
São Paulo: Rideel, 1991.
AMORIM,
Maria Luísa. Coleção Lendas de Nossa
Terra, Brasil 500 anos. Belo Horizonte: Armazém de Ideias, 2000.
AMORIM,
Patrícia. Coleção Nosso Folclore.
Santa Catarina: Vale das Letras.
BAEHR,
Vivien Ivete. Coleção Folclore em
atividades. Santa Catarina: Sabida
FERNANDES,
Paulo Dias. Coleção Paraíso da Criança –
Séries Brasileiras. Erechim: Edelbra
FINZETTO,
Angela. Coleção Folclore em Contos e
Cantos. São Paulo: BrasiLeitura.
MAIA,
Vitor. Seres encantados. São Paulo:
DCL, 1998.
MAIA,
Vitor. Histórias folclóricas. São
Paulo: DCL, 2007.
TRAVIATTA
Produções Artísticas. Coleção Meu
livrinho Sítio do Picapau Amarelo. São Paulo: Globo, 2004.
RERREIRA,
Hugo Monteiro, GOMES Lenice. Pelas Ruas
da Oralidade. São Paulo:Paulinas, 2006
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Nossa escola agradece!!!!