Pular para o conteúdo principal

Projeto Futebol do Bem


Futebol do Bem
terça-feira, 27 de maio de 2014
1. IDENTIFICAÇÃO

     1.1.      Título do Projeto: Futebol do Bem.
      1.2.      Órgão Executor:

Parceria entre as escolas municipais: EMEF Vereador Marcial Pisoni e EMEF Sete de Setembro.

1.3.      Local de Realização:

Nas respectivas escolas: EMEF Vereador Marcial Pisoni, Rua Guilherme Franzói, 35 - Vila Leon; EMEF Sete de Setembro,

     1.4.      Responsável:

Os proponentes do projeto são os alunos do 8º ano da EMEF Vereador Marcial Pisoni: Gabriel Nunes de Oliveira, Gabriel de Souza Blauther, Gabriel Mocci e Lucas Brito de Oliveira.
Os Professores responsáveis são: Mário Alberto Tomazoni (história), Adriana Buffon Curzel (Educação Física) e Francisco Shiffer Severo (Educação Física).

1.5.      Turno: Manhã

       1.6.      Período de Vigência:

O projeto será realizado em três momentos, acontecendo durante o período de realização da copa do mundo Fifa do Brasil, nos meses de junho e julho.

1.7.      Área de Abrangência:

O projeto vincula-se ao projeto norteador da escola Vereador Marcial Pisoni de 2014 Desenvolvendo a autonomia, como também ao projeto Fazer o Bem no dia 24 ao qual a escola está engajada.
A proposta visa também integrar as atividades e festividades a nível escolar, referentes ao evento esportivo Copa do Mundo Fifa, realizado no Brasil, uma vez que as diversas disciplinas trabalharão com esta proposta.

1.8.      Público Alvo:

Alunos de 6º a 9º ano da rede municipal de ensino das escolas EMEF Vereador Marcial Pisoni e EMEF Sete de Setembro.

 2. JUSTIFICATIVA

Promover a integração entre os alunos da rede municipal de ensino proporcionando vivências fora e dentro de sua comunidade. Desenvolvendo assim o senso de coletividade, pertencimento e grupo que as práticas esportivas permitem.
Desenvolver a noção de representatividade e as responsabilidades que isso acarreta, com a escolha de uma instituição para representar.
Engajar os alunos nas festividades referentes à Copa do Mundo juntamente com a participação em atividades de cunho social (projeto fazer o bem, ongs e outras), possibilitando a experiência de atuar de forma cidadã em um evento esportivo.
Nas palavras dos alunos proponentes reunir diferentes pessoas para se conhecer melhor e criar uma harmonia.

3. OBJETIVOS

3.1.      OBJETIVO GERAL:

Propiciar, através de atividade esportiva e social, a integração e o engajamento do aluno, enquanto cidadão atuante e contextualizado em sua realidade.

3.2.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        Promover integração entre as diferentes comunidades pertencentes à rede municipal de ensino, possibilitando o contato com diferentes realidades.
       ·        Propiciar atividade física e desenvolver disciplina através de jogos.
       ·        Chamar atenção para a importância da participação em atividades sociais positivas, valorizando a solidariedade.
      ·        Conhecer e ter contato com atividades desenvolvidas por instituições que praticam o trabalho voluntário em nosso município.
      ·        Participar e vivenciar, mesmo que de forma local, eventos esportivos, proporcionando ao aluno uma aproximação com a Copa do Mundo do Brasil.
      ·        Desenvolver a cidadania e a solidariedade.

 4. METODOLOGIA

Serão realizados jogos nas duas escolas participantes do projeto, cada escola representando uma instituição de caridade. A escola vencedora dos jogos fará a doação do arrecadado com e durante os jogos, para a instituição a qual ela representa.
Os critérios de participação e regulamento são expostos aqui:

I)    forma do campeonato:

-   As escolas formarão equipes para disputar os jogos, uma equipe masculina representando cada ano, do 6º ao 9º ano, e duas equipes femininas formadas uma por alunas do 6º e 7º anos e outra por alunas do 8º e 9º anos.
                 -   Os jogos serão disputados em modalidade de ida e volta (um jogo em cada escola) sendo os confrontos sempre entre equipes de ano equivalente.
                 -   A pontuação de cada jogo será somada ao total da escola, sendo vencedora ao final dos jogos a escola que somar mais pontos. Os pontos serão distribuídos assim: vencedor do jogo 3 pontos, perdedor do jogo 0 (zero) pontos, em caso de empate cada escola soma 1 ponto. Ao final, se observado empate entre as escolas, será considerada vencedora a escola que arrecadar o maior volume de doações.
                 -   Os jogos respeitarão as regras do futsal em vigor.

II)  das punições

-   o atleta ou a torcida que promover atos de violência durante os jogos será excluído do projeto até seu final e a escola perderá 2 pontos na soma final da competição. 

III)  critérios de participação

-   Para participar dos jogos cada equipe deve conseguir junto a sua turma a doação de no mínimo 5 kg de alimentos não perecíveis. Isso garante a participação nos dois momentos do projeto.

IV)    das doações

-   Além das doações de cada equipe (critério para participação), durante a realização dos jogos serão aceitas doações da torcida, leia-se alunos da escola, estas serão somadas as doações dos times da escola. Servindo assim para o critério de desempate, se necessário.

V)  da representação e dos vencedores

-   Cada escola deverá escolher, antes do início da disputa, uma entidade para representar.
                 -   Caberá a escola vencedora do torneio (critérios acima) fazer a doação em seu nome a entidade escolhida, esta será a atividade de encerramento do projeto e se engajará no projeto fazer o bem no dia 24.

5.  CRONOGRAMA

O projeto será realizado em três momentos: jogos em cada uma das escolas e entrega do arrecadado a uma instituição, seguindo o cronograma abaixo:

-    EMEF Sete de Setembro: jogos no dia 18 de junho, turno manhã.
    -    EMEF Vereador Marcial Pisoni: jogos no dia 16 de julho, turno manhã.
    -    Divulgação dos Vencedores e Entrega das doações: dia 24 de agosto.

6. RECURSOS

6.1.      HUMANOS

Arbitragem: Professores responsáveis pelo acompanhamento das equipes.
Equipes formadas por alunos de 6º a 9º anos, masculinas e femininas.
Demais alunos que assistirão aos jogos em suas respectivas escolas.

7.   MATERIAIS:

7.1       Equipamentos e uniformes para prática de futsal.
                     7.2       Transporte para as equipes visitantes e professores acompanhantes.
                     7.3       Caixa de doações para coletar doações da torcida durante os jogos.

8.   FINANCEIROS:

 Recursos no valor de R$ 200,00 para o transporte dos alunos e professores visitantes em cada uma das datas.
 
9. AVALIAÇÃO

Participação da escola e do corpo discente como atletas e torcida. Envolvimento das escolas e das equipes na arrecadação de doações. Desempenho e postura nos jogos e comprometimento em melhor representar a instituição escolhida. Critérios no momento da escolha da instituição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Cinderela - texto

As professoras do turno da tarde decidiram apresentar às crianças uma peça teatral, em comemoração ao Dia da Criança. escolheram um dos clássicos da literatura infantil, Cinderela. A adaptação foi realizada pela professora da Educação Infantil da tarde, Daiane Verza. CINDERELA Personagens: Irmã 1 – Daiane Verza Irmã 2 – Daniele Schiavo Cinderela – Luana Canali Prigol Madrasta – Raquel de Lemos Tochetto Fada Madrinha – Cilene Beatris Corso Príncipe – Taís Fernanda da Silva Alazão/bobo da corte: Geana Lemos Narradora e DJ – Mônia Motta Frare Narradora: Era uma vez, no tempo dos reis e das rainhas, uma linda menina que se chamava Cinderela. Ela morava com a madrasta, muito má!!! A madrasta de Cinderela tinha duas filhas. Essas irmãs de Cinderela eram duas moças muito egoístas e que não gostavam de trabalhar. Em casa, era Cinderela que tinha que fazer tudo. (Entra a música “Vida de Empreguete”, do grupo Empreguetes, e Cinderela aparece limpando a casa) (Logo após

Arara-vermelha: Educação Infantil ARTE

  A professora de Arte - tarde, Vlaudete Poyer trabalhou uma ave brasileira com os alunos da Educação Infantil, turma B - tarde. Olha que lindas estas araras!!!!! Aprender a preservar a fauna e a flora brasileira na infância, transformará estas crianças em cidadãos do bem. Parabéns alunos e professora!!!!! Imagens: Jacqueline Santos   SAIBA MAIS SOBRE ESTA AVE BRASILEIRA: A exuberante arara-vermelha       28 de abril de 2012   Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Gênero: Ara Espécie: Ara chloropterus A arara-vermelha ou arara-vermelha-grande apesar do nome não é completamente vermelha essa cor é a que predomina em sua plumagem, porém possui uma faixa verde nas asas e parte das asas, cauda e dorso são azuis. Trata-se de uma ave belíssima com um colorido encantador. Essa espécie é encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e

Painel Farroupilha

Para marcar esta data tão preciosa a nós, gaúchos, a professora da biblioteca da manhã, Jucerlei J. A. Gazola criou este lindíssimo painel!!!!! Imagens: Jacqueline Santos