Planejamento turno - Manhã
Contratema - Melhor qualidade de vida
Período: março a dezembro
Objetivos :
· Fazer com que o aluno adquira noções sobre o meio ambiente, que perceba as relações que condicionam a vida, para poder se posicionar de forma crítica diante do mundo e para que domine métodos de manejo e conservação ambientais.
· Permitir que o aluno conheça o patrimônio cultural brasileiro, que reconheça a diversidade como um direito dos indivíduos, que repudie toda e qualquer forma de discriminação e preconceito por raça, classe social, crença religiosa ou sexo.
· Aprofundar o entendimento do conceito de justiça baseado na equidade, sensibilizar o aluno para a necessidade da construção de uma sociedade justa, estimulá-lo a adotar atitudes solidárias, de cooperação e de repúdio às injustiças sociais.
· Fazer com que o aluno perceba que saúde é direito de todos. Para isso, terá de compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico e social, e terá de adquirir hábitos de higiene e cuidados consigo próprio.
· Indicar como a educação escolar poderá contribuir para que os alunos aprendam conteúdos significativos e desenvolvam as capacidades necessárias para atuar como cidadãos, nas relações de trabalho e consumo.
· Perceber as diferentes dimensões presentes nas relações sociais enquanto fatores responsáveis pela qualidade na convivência.
· Compreender a importância da valorização da vida como valor indispensável á qualidade de vida e a concretização da solidariedade e a construção da cultura do bem viver
Sugestões de Atividades
Educação
Infantil
·
Direitos e deveres: eu, família, escola,
professor, poder público, patrimônio ,...· Autoestima
· Bondade
· Amor ao próximo
1º Ano
-
Direitos e deveres: eu, família, escola,
professor, poder público, patrimônio;
- Autoestima;
- Bondade;
- Hora da alegria;
- Musicalidade;
- Livro João e Maria;
- Amor ao próximo;
- Livro Adivinha o Quanto eu te Amo;
- Preservação do meio ambiente;
- Sonhos de futuro;
- Livro Mirabolês e a Chave dos Sonhos;
- Filme da nova versão dos Clássicos “Os Três
Porquinhos e um Bebê”;
- Livro Príncipe Sem Sonhos;
- Hábitos saudáveis;
- Livro Os 33 Porquinhos;
- O que você quer ser quando crescer?
- Livro A Casa da Lagarta Que Tomou Um Chá de
Sumiço;
- Pequenas curiosidades;
- Contribuições para um mundo melhor e mais feliz.
- Normas de convivência;
- História
em quadrinhos;
- Livro O
Mundinho de Boas Atitudes;
- Direitos e
deveres: eu, família, escola, professor, poder público, patrimônio;
- Autoestima;
- Hora da
alegria;
- Musicalidade;
- Bondade;
- Amor ao
próximo;
- Hábitos
saudáveis;
- Preservação do meio ambiente;
- Profissões;
- Livro
Quando eu Crescer eu Quero...
- Imaginar-se no Futuro;
- Filmes que
contemplem o tema do projeto;
- Perspectiva de vida;
- O que eu quero ser quando crescer?
- Trânsito;
- Pequenas curiosidades;
- Livro Se Criança Governasse o Mundo...
- Contribuições para um mundo melhor e mais feliz.
- Normas de convivência;
- Direitos e deveres: eu, família, escola,
professor, poder público, patrimônio;
- Autoestima;
- Hora da alegria;
- Musicalidade;
- Livro da família;
- Bondade;
- Livro A Magia das Virtudes;
- Amor ao próximo;
- Hábitos saudáveis;
- Jornal da higiene;
- Preservação do meio ambiente;
- Pesquisa das profissões dos pais;
- Perspectiva de vida;
- Livro Mirabolês e a Chave dos Sonhos;
- Imaginar-se no futuro;
- Livro Eu Cresço;
- O que você gostaria de ser quando crescer?
- Livros e filmes que contemplem o tema do projeto;
- Filme A Princesa e o Sapo;
- Fábulas de Monteiro Lobato;
- Livro de Monteiro Lobato “A Visita do Príncipe;
- Pequenas curiosidades;
- Contribuições para um mundo melhor e mais feliz.
-
Normas de convivência;
- Direitos e deveres: eu, família, escola,
professor, poder público, patrimônio;
- Autoestima;
- Hora da alegria;
- Musicalidade;
- Amor a o próximo;
- Criação do Livro da Família;
- Filme Meu Malvado Favorito II;
- Hábitos saudáveis;
- Jornal da higiene;
- Preservação do meio ambiente;
- Livro de Olho nos Bichos ( adotado pela turma);
- Profissões;
- Pesquisa das profissões dos pais;
- Gráficos;
- Filme Diário de um banana;
- Perspectiva de vida;
- Livro das Virtudes “O Caminho da Vida”;
- Imaginar-se no futuro;
- Livro Eu Cresço;
- O que você é e o que você quer ser no futuro?
- Livro Mirabolês e a Chave dos Sonhos;
- Livro Como Nasceu a Alegria;
- Criação do Jardim da turma;
- Filmes que contemplem o tema do projeto;
- Pequenas curiosidades;
- Contribuições para um mundo melhor e mais feliz.
Arte: Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano e 4º
Ano
- Cartazes, dramatizações, cartões, painéis e
murais;
- Musicalidade;
- Dobradura;
- Exposição de trabalhos realizados dentro da
temática do projeto;
- Pequenas curiosidades;
- Contribuições para um mundo melhor e mais feliz;
Educação Física: Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º
Ano e 4º Ano
- Atividades rítmicas;
- Esquema Corporal;
- Peso e altura;
- Danças;
- Músicas;
- Contribuições para um mundo melhor e mais feliz.
Informática:
· profissões ;
· definição das ciências;
· Imaginar-se no futuro;
· Filme diário de um banana;
· Perspectiva de vida;
· Existe diferença entre Vocação e escolha profissional?
· Em que valores se baseiam as escolhas profissionais?
· O que você é e o que você quer ser no seu futuro?
· Qual é a preocupação atualmente: ganhar dinheiro ou ter uma profissão que gostamos e que ganhamos pouco?
Ciências: 6º 7º 8º 9º Anos
·
Saúde Mental ;· saúde física;
· Drogadição;
· Lazer;
· Meio Ambiente;
· Desenvolvimento sustentável;
· Profissões que prejudicam a saúde;
· Que tipo de assistência médica as empresas oferecem aos seus empregados?
· Profissões que oferecem risco á a saúde: mental e física;
· Higiene do local de trabalho;
· Prevenção de acidentes
História : 6º
7º 8º 9º Anos
·
História
do trabalho na família · Pesquisa com a família
· Profissões dos avós –pais- tios
· Gráficos
· Entrevistas : Quanto ao mercado de trabalho exigências da época comparando com hoje
· Exigência no mercado de trabalho;
· Evolução da industria , da sociedade,
· Linha do tempo
Geografia : 6º
7º 8º 9º Anos Prof Mário
·
Trabalho formal e informal
Geografia : 6º
7º 8º 9º Anos Prof Fábio
·
Perspectiva de vida;· Valor de cada profissão;
· Divisão de trabalho;
· Direitos sociais;
· Países e estados do Brasil que oferecem mais empregos ;
· FGTS- seu significado e qual o valor deste benefício para o empregado ?
· Debates porque em nosso país a pessoa com mais de 40 anos de idade geralmente tem dificuldades de encontrar um emprego?
· O que é seguro desemprego?
· O que é Licença Gestação e Licença Paternidade?
· Levantamento de dados sobre os tipos de profissões existentes em nossa cidade?
Português : 6º
7º 8º 9º Anos
·
profissões
( mulheres /homens );· Cursos profissionalizantes ;
· Criação e interpretação de textos ;
· Banco de dados sobre os empregos que estão sendo oferecidos na cidade
Matemática : 6º
7º 8º 9º Anos
·
Salário mínimo; · Linha do tempo ;
· Gráficos informativos sobre o desemprego.
Educação Física : 6º 7º 8º 9º Anos
· Peso , altura, índice de massa corporal
· Ginástica laboral
Arte : 6º 7º 8º 9º Anos
· Imagens;
· Grafite;
· Cartazes, dramatizações, painéis, murais.
Inglês : 6º 7º 8º 9º Anos
· Porquê estudar inglês ?
Informática :
6º 7º 8º 9º Anos
·
Profissões
Comentários
Postar um comentário
Oiê!!!
É muito bom receber seus comentários!!!!
Nossa escola agradece!!!!