Pular para o conteúdo principal

PROJETANDO O FUTURO II


Macro Planejamento  turno - Manhã
Coordenadora Pedagógica: Márcia Regina Sgarbi
Tema - Projetando o futuro
Contratema  -  Melhor qualidade de vida
Período: março a dezembro

O trabalho em sala de aula não se restringe ao momento da aula, ao trabalho com o conteúdo. O professor, como mediador entre o aluno e o conhecimento formal, e entre o aluno e a sociedade, tem um papel mais abrangente. A sua mediação pressupõe não só o trabalho com o conteúdo explícito, mas também a criação de um espaço para que o aluno reflita sobre os valores e atitudes que devem permear seu comportamento, como aluno e cidadão, e sobre os valores e atitudes que deverão permear sua vida quando for adulto e tiver que desempenhar outros papéis.
Para que isso ocorra, é preciso que o repertório do aluno, seu currículo oculto, possa se manifestar em sala de aula por meio de discussões, leituras, pesquisas, atividades variadas. Essas diferentes formas de expressão podem ocorrer tanto nas aulas de biologia quanto nas de matemática, geografia ou educação física. Todos os envolvidos no processo educacional são responsáveis pela formação de cidadãos éticos e conscientes de sua cidadania, o que pressupõe o conhecimento dos direitos e deveres de todos.

Objetivos:
·         Fazer com que o aluno adquira noções sobre o meio ambiente, que perceba as relações que condicionam a vida, para poder se posicionar de forma crítica diante do mundo e para que domine métodos de manejo e conservação ambientais.
·         Permitir que o aluno conheça o patrimônio cultural brasileiro, que reconheça a diversidade como um direito dos indivíduos, que repudie toda e qualquer forma de discriminação e preconceito por raça, classe social, crença religiosa ou sexo.
·         Aprofundar o entendimento do conceito de justiça baseado na eqüidade, sensibilizar o aluno para a necessidade da construção de uma sociedade justa, estimulá-lo a adotar atitudes solidárias, de cooperação e de repúdio às injustiças sociais.
·         Fazer com que o aluno perceba que saúde é direito de todos. Para isso, terá de compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico e social, e terá de adquirir hábitos de higiene e cuidados consigo próprio.
·         Indicar como a educação escolar poderá contribuir para que os alunos aprendam conteúdos significativos e desenvolvam as capacidades necessárias para atuar como cidadãos, nas relações de trabalho e consumo.
·         Perceber as diferentes dimensões presentes nas relações sociais enquanto fatores responsáveis pela qualidade na convivência.
·         Compreender a importância da valorização da vida como valor indispensável á qualidade de vida e a concretização da solidariedade e a construção  da cultura do bem viver

Sugestões de temas:
·         Desigualdade social -  Desemprego, renda, moradia saúde,....
·         Desrespeito – eu, família professores, escola, patrimônio
·         Diversidades culturais – diferentes grupos mulher, criança, negro, idoso, deficiente, índio ,...
·         Discriminação X dignidade e direitos humanos
·         Consumismo, materialismo, privações, individualismo, poder, reconhecimento individual, mudanças constante, globalização , modismo . 
·         Exigência no mercado de trabalho;
·         Evolução da indústria , da sociedade,
·         Ação transformadora do ambiente
·         Relações sociais  e convivência
·         Direitos e deveres: eu, família, escola, professor, poder público, patrimônio,...
·         Liberdade: agir, pensar, expressar
·         Comunicação: evolução, liberdade ou  opressão, mídia, diálogo autocrítica, redes sociais, tecnologização das relações , internet
·         Evolução humana X consumismo
·         Discriminação X dignidade e direitos humanos
·         Preconceito
·         Bullying
·         Relações familiares
·         Meio ambiente
·         Responsabilidade e cidadania
·         Desenvolvimento sustentável
·         Campanha da fraternidade /13 fraternidade e Juventude
·         Regras sociais, tolerância, respeito, gentileza, empatia,...
·         Consciência social
·         Perspectiva de vida
·      Qualidade de vida
·      Capitalismo  relação entre    Ser    X  Ter
·      Consumo consciente
·      Preservação da vida
·      Convívio social
·      Diferentes valores
·      Autoestima
·      Amor ao próximo
·      Papel de cada um para um convívio social harmônico: eu ,família , escola, amigos, religião , poder público
·      Reflexão e consciência
·      Bem comum
·      Amor ao próximo
·      Movimentos sociais organizados
·      Igualdade e diversidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Cinderela - texto

As professoras do turno da tarde decidiram apresentar às crianças uma peça teatral, em comemoração ao Dia da Criança. escolheram um dos clássicos da literatura infantil, Cinderela. A adaptação foi realizada pela professora da Educação Infantil da tarde, Daiane Verza. CINDERELA Personagens: Irmã 1 – Daiane Verza Irmã 2 – Daniele Schiavo Cinderela – Luana Canali Prigol Madrasta – Raquel de Lemos Tochetto Fada Madrinha – Cilene Beatris Corso Príncipe – Taís Fernanda da Silva Alazão/bobo da corte: Geana Lemos Narradora e DJ – Mônia Motta Frare Narradora: Era uma vez, no tempo dos reis e das rainhas, uma linda menina que se chamava Cinderela. Ela morava com a madrasta, muito má!!! A madrasta de Cinderela tinha duas filhas. Essas irmãs de Cinderela eram duas moças muito egoístas e que não gostavam de trabalhar. Em casa, era Cinderela que tinha que fazer tudo. (Entra a música “Vida de Empreguete”, do grupo Empreguetes, e Cinderela aparece limpando a casa) (Logo a...

Arara-vermelha: Educação Infantil ARTE

  A professora de Arte - tarde, Vlaudete Poyer trabalhou uma ave brasileira com os alunos da Educação Infantil, turma B - tarde. Olha que lindas estas araras!!!!! Aprender a preservar a fauna e a flora brasileira na infância, transformará estas crianças em cidadãos do bem. Parabéns alunos e professora!!!!! Imagens: Jacqueline Santos   SAIBA MAIS SOBRE ESTA AVE BRASILEIRA: A exuberante arara-vermelha       28 de abril de 2012   Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Gênero: Ara Espécie: Ara chloropterus A arara-vermelha ou arara-vermelha-grande apesar do nome não é completamente vermelha essa cor é a que predomina em sua plumagem, porém possui uma faixa verde nas asas e parte das asas, cauda e dorso são azuis. Trata-se de uma ave belíssima com um colorido encantador. Essa espécie é encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Gui...

Olimpíadas do Bem - Educação Infantil B - tarde

A professora Daiane Verza e seus aluninhos da Educação Infantil participaram do espírito olímpico, realizando as "Olimpíadas do Bem". Fantástico!!!!! Parabéns professora e alunos por esta bela ação de cidadania. A professora tem trabalhado desde o início do ano com valores na educação, e esta foi mais uma ação para incentivar as crianças a fazerem o bem, a tratar bem as pessoas, a cuidar de seus materiais e a trabalhar coletivamente. A monitora Geana ajudou bastante e o Rafael está  completamente engajado no grupo, participando de todas as atividades coletivas. Dá uma espiadinha!!!  Imagens: Jacqueline Santos