VIAJANDO PELA HORA DO CONTO E OUTRAS COISAS MAIS...
do que decifrar
palavras.
Quem quiser para pra
ver
Pode até se
surpreender:
Vai ler nas folhas do
chão,
Se é outono ou se é
verão:
Nas ondas soltas do
mar,
Se é hora de navegar;
(...)
Uma arte que dá medo
É a de ler um olhar,
pois os olhos têm
segredos
difíceis de decifrar.”
Ricardo Azevedo
(apud BREVES, T. O Livro de Imagem. P. 5)
1.
IDENTIFICAÇÃO
1.1.
Título do Projeto: VIAJANDO PELA HORA DO CONTO E OUTRAS COISAS MAIS...
1.2.
Órgão Executor: Biblioteca Escolar Vereador Marcial Pisoni;
1.3.
Local de Realização: E. M. E. F.
VEREADOR MARCIAL PISONI;
1.4.
Responsável: Jacqueline Santos;
1.5.
Turno: Tarde;
1.6.
Período de Vigência: Ano Letivo de 2013;
1.7.
Área de Abrangência: Comunidade Escolar;
1.8.
Público Alvo: Educação Infantil, 1º ao 4º ano, pais, funcionários e professores.
2.
JUSTIFICATIVA
3. OBJETIVOS
3.1.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar a
alunos, professores e comunidade, um espaço em que a fantasia e o conhecimento aconteçam de forma prazerosa, ampliando o
mundo em que estão inseridos.
3.2.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.2.1.Dar
continuidade à informatização do acervo da Biblioteca;
3.2.2.Promover ações
pedagógicas tais como: contação de histórias,
confecção de livros e divulgação dos mesmos; pesquisas, diferentes leituras, dramatizações;
3.2.3.Divulgar o acervo existente à toda comunidade escolar;
3.2.4.Divulgar
alunos leitores EM DESTAQUE mensalmente (este objetivo não foi colocado em
prática em 2012);
3.2.5.Participar da
elaboração dos planejamentos junto à equipe diretiva, grupo de professores e
coordenação pedagógica;
3.2.6.Emprestar
livros, revistas e filmes à comunidade escolar;
3.2.7.Promover as
datas comemorativas de maior significado para a comunidade escolar;
3.2.8.Fornecer
material de apoio pedagógico aos professores;
3.2.9.Adquirir
diferentes materiais através de ações conjuntas com a comunidade escolar;
3.2.10.
Propiciar um ambiente
agradável e organizado, estando sempre atento às necessidades da comunidade
escolar;
3.2.11.
Promover a hora do conto,
através de projetos pedagógicos interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino
Fundamental;
3.2.12.
Cooperar com a equipe
diretiva sempre que for necessário;
3.2.13.
Reativar o projeto de
leitura criado pela professora Adenise Staudt (bibliotecária aposentada), em
que livros e revistas são levados às famílias;
3.2.14.
Dar suporte pedagógico e
estrutural às professoras na I Mostra Científico Cultural ao final do ano;
3.2.15.
Manter uma constante
avaliação do trabalho desenvolvido.
4. METODOLOGIA
5.
CRONOGRAMA
5.1. Retirada de livros: semanal;
5.2. Contação de histórias:
quinzenal, com a participação do professor regente;
5.3. Retirada de livros e
revistas pela comunidade: diário, de acordo com a necessidades da mesma;
5.4. Sacola de leitura para as
famílias: semanal;
5.5. Elaboração de murais e
comemorações nas datas significativas e/ou na divulgação de atividade
pedagógicas desenvolvidas pela Biblioteca Escolar, alunos e professores;
5.6. Confecção e divulgação de livros:
anual (objetivo não atingido em 2012);
5.7. Outras atividades: de acordo
com os projetos planejados pelo grupo de professores e Biblioteca.
6. RECURSOS
6.1. HUMANOS: Bibliotecárias,
alunos, professores, equipes diretiva, coordenação pedagógica, pais, funcionários
e convidados;
6.2. MATERIAIS: Todo o acervo disponível, mobiliário, som, cd’s,
dvd’s, TV, vídeo, projetor, home theather, computador, mapas e outros;
6.3. FINANCEIROS: Conforme
possibilidades previstas pelo Financeiro da Escola e em ações da Biblioteca,
desde que o CPM, Conselho Escolar e Equipe Diretiva estejam de acordo.
7. AVALIAÇÃO
Ao longo do
ano e/ou quando houver necessidade, através de avaliações diretas e indiretas,
pedidos, sugestões da comunidade escolar e auto-avaliação da bibliotecária e de
seu projeto.
8. BIBLIOGRAFIA
ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e Formando Leitores: orientações para
o trabalho com a literatura infantil: circuito campeão: série inicial, primeira
e segunda séries – São Paulo: Global Editora, 2009.
SOUZA, Renata Junqueira de. Org. Biblioteca escolar e práticas
educativas: o mediador em formação – Campinas, SP: Mercado das Letras,
2009.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise,
didática – 1ª ed. – São Paulo: Moderna, 2000.
Comentários
Postar um comentário
Oiê!!!
É muito bom receber seus comentários!!!!
Nossa escola agradece!!!!