Ler e sonhar...
É só querer começar!
“Livros são os mais
silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os
mais pacientes professores”.
Charles Eliot
1.
IDENTIFICAÇÃO
1.1.
Título do Projeto: Ler e sonhar... É só querer começar!
1.2.
Órgão Executor: Biblioteca Escolar Vereador Marcial Pisoni;
1.3.
Local de Realização: E. M. E. F.
VEREADOR MARCIAL PISONI;
1.4.
Responsável: Jucerlei Juçara Andreazza Gazola
1.5.
Turno: Manhã
1.6.
Período de Vigência: Ano Letivo de 2013;
1.7.
Área de Abrangência: Comunidade Escolar;
1.8.
Público Alvo:Educação Infantil, 5º ano ao 9º ano
1.9.
2.
JUSTIFICATIVA
Acreditando ser a biblioteca, um espaço a
mais e de extrema importância na busca da interdisciplinaridade e pela
integração no trabalho docente da escola; considerando o valor da mesma na
formação global dos educandos e na aquisição do hábito da leitura, da
imaginação criadora através da exploração de textos literários; pretendo tornar
a biblioteca um espaço a mais e mais atrativo, interessante e eficiente, no
sentido de viver, conviver e auxiliar efetivamente no trabalho de sala de aula.
3. OBJETIVOS
3.1.
OBJETIVO GERAL:
Oportunizar a todos os que
frequentam a biblioteca, um ambiente acolhedor e prazeroso, para que assim, a
leitura e a pesquisa, sejam uma busca interessante, participativa, dinâmica e
constante e todos sintam-se co-responsáveis pelo aprender, tanto individual,
quanto coletivo.
3.2.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.2.1.Cooperar com a equipe
diretiva sempre que for necessário;
3.2.2.Manter um ambiente acolhedor
e pacífico entre os que frequentam a biblioteca;
3.2.3.Integrar o trabalho
desenvolvido em âmbito escolar, através de atividades e dinâmicas que
privilegiem o contato com diferentes materiais escritos (leituras variadas);
3.2.4.Orientar e atender
alunos,professores e comunidade escolar, quanto ao uso e conservação do
material de leitura e pesquisa;
3.2.5. Orientar nos trabalhos de
pesquisa escolar (a partir de material pré-selecionado pela professora
titular);
3.2.6. Organizar o recebimento e a
distribuição dos livros didáticos para os alunos;
3.2.7. Promover a Mostra
Científica Cultural, juntamente com os alunos e professores;
3.2.8. Organizar o informativo da biblioteca,
contendo horários de funcionamento, de leitura, de troca de livros
(empréstimos), de pesquisa...
3.2.9. Promover e divulgar
atividades que estimulem a leitura: propaganda de livros, listagem de sugestões
para aquisição, estante de livros e revistas para manuseio e leitura;
3.2.10.
Incentivar o gosto pela leitura através do empréstimo de livros, gibis,
revistas... que será feito semanalmente;
3.2.11.
Proporcionar quinzenalmente a Hora do Conto para os alunos de Educação
Infantil e 5° ano; e uma vez por mês a contação de histórias para os alunos do
6° ano à 8ª série;
3.2.12.
Organizar horários para a utilização de vídeos, retroprojetor, datashow
e pesquisas;
3.2.13.
Manter atualizada a listagem de DVDs, CDs, mapas e demais materiais do
acervo;
3.2.14.
Organizar burocraticamente a biblioteca e manter em dia: registros,
consertos e baixas;
3.2.15.
Organizar com toda a comunidade escolar eventos que proporcionem:
integração, lazer, cultura e arrecadação de fundos para a escola e biblioteca,
a fim de aprimorar o acervo;
3.2.16.
Organizar e manter atualizados os murais da escola, incentivando a
participação dos alunos na confecção;
3.2.17.
Proporcionar à comunidade escolar a audição e canto do Hino Nacional
semanalmente;
3.2.18.
Participar de encontros de formação, oficinas e cursos, visando o aperfeiçoamento
do trabalho;
3.2.19.
Realizar as demais atribuições da bibliotecária, conforme o regimento
escolar.
4. METODOLOGIA
O trabalho será desenvolvido
em âmbito escolar durante o ano letivo. Zelando pelo acervo da biblioteca;
registrando todos os materias adquiridos; restaurando e dando baixa aos
materiais excedentes; divulgando o acervo existente e as novas aquisições;
promovendo o gosto pela leitura através de empréstimos de livros semanalmente,
com a Hora do Conto; orientando os alunos em consultas bibliográficas;
organizando cronogramas para atendimentos dos professores quanto à exibição de
filmes e demais atividades; mantendo atualizados os murais da escola;
participando e auxiliando na organização da Mostra Científica Cultural e
auxiliando a direção da escola quando solicitado.
5.
CRONOGRAMA
5.1. Hora do Conto quinzenal
(Educação Infantil e 5° ano)
5.2. Contação de histórias mensal
(do 6° ano a 8ª
série)
5.3. Empréstimo de livros semanal
da Educação Infantil a 8ª série;
5.4. Manutenção do acervo
(permanente);
5.5. Registro do acervo
(permanente);
5.6. Baixas do acervo
(permanente);
5.7. Audição e canto do Hino
Nacional semanal;
5.8. Organização do mural (datas
comemorativas);
5.9. Pesquisas (conforme
cronograma agendado e/ou necessidade);
5.10. Mostra Científica Cultural (
a combinar).
6. RECURSOS
6.1. HUMANOS: alunos,
professores, funcionários e comunidade em geral.
6.2. MATERIAIS: acervo
bibliográfico, mapas, recursos audiovisuais, etc.6.3. FINANCEIROS: conforme a necessidade do projeto.
7. AVALIAÇÃO
Avaliação semestral por parte do profissional
atuante na biblioteca.
8. BIBLIOGRAFIA
Não consta.
Comentários
Postar um comentário
Oiê!!!
É muito bom receber seus comentários!!!!
Nossa escola agradece!!!!