Público alvo:
Alunos do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano.
Duração:
Ano de 2012, nas sextas-feiras, das 16h30min às 17h30min.
Justificativa:
O projeto Jogar Brincando visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento. O desenvolvimento deste projeto pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças compreenderem e transformarem a realidade.
Tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir". (Jean Piaget)
Objetivo geral:
- Proporcionar às crianças a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através das atividades lúdicas-interativas e de vivência.
Objetivos específicos:
Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de:
- Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia;
- Adquirir novos conhecimentos, habilidades, pensamentos lógicos;
- Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;
- Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais;
- Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais;
- Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais;
- Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças;
- Reforçar a importância do brincar. Conteúdos (Opções de jogos): quebra-cabeças variados, Dominós variados, Jogo da memória variados, Blocos lógicos, Damas, Trilhas, Varetas, Resta Um, Bingo, Palavras cruzadas, Caça palavras, Jogos de alfabetização, Tangran, e muitos outros.
ao longo do ano devem ser trabalhadas atividades lúdicas, procurando estimular o raciocínio lógico das crianças, onde podem confeccionar vários jogos, motivando-as a interagirem em grupo. As aulas transformam-se em brincadeiras significativas, que possibilitarão as crianças construírem e conecerem cada vez mais a si, a seus colegas, e ao meio no qual estão inseridas.
Avaliação:
Observação da professora no processo de aprendizagem.
- Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;
- Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais;
- Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais;
- Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais;
- Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças;
- Reforçar a importância do brincar. Conteúdos (Opções de jogos): quebra-cabeças variados, Dominós variados, Jogo da memória variados, Blocos lógicos, Damas, Trilhas, Varetas, Resta Um, Bingo, Palavras cruzadas, Caça palavras, Jogos de alfabetização, Tangran, e muitos outros.
ao longo do ano devem ser trabalhadas atividades lúdicas, procurando estimular o raciocínio lógico das crianças, onde podem confeccionar vários jogos, motivando-as a interagirem em grupo. As aulas transformam-se em brincadeiras significativas, que possibilitarão as crianças construírem e conecerem cada vez mais a si, a seus colegas, e ao meio no qual estão inseridas.
Avaliação:
Observação da professora no processo de aprendizagem.
Comentários
Postar um comentário
Oiê!!!
É muito bom receber seus comentários!!!!
Nossa escola agradece!!!!