Pular para o conteúdo principal

PROJETANDO O FUTURO


Planejamento  turno - Manhã
Coordenadoras Pedagógicas: Márcia Regina Sgarbi/Beatriz Maria Padilha
 
Tema _ Projetando o futuro
Contratema  -  Melhor qualidade de vida
Período:  março a dezembro

Objetivos :
·         Fazer com que o aluno adquira noções sobre o meio ambiente, que perceba as relações que condicionam a vida, para poder se posicionar de forma crítica diante do mundo e para que domine métodos de manejo e conservação ambientais.
·         Permitir que o aluno conheça o patrimônio cultural brasileiro, que reconheça a diversidade como um direito dos indivíduos, que repudie toda e qualquer forma de discriminação e preconceito por raça, classe social, crença religiosa ou sexo.
·         Aprofundar o entendimento do conceito de justiça baseado na equidade, sensibilizar o aluno para a necessidade da construção de uma sociedade justa, estimulá-lo a adotar atitudes solidárias, de cooperação e de repúdio às injustiças sociais.
·         Fazer com que o aluno perceba que saúde é direito de todos. Para isso, terá de compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico e social, e terá de adquirir hábitos de higiene e cuidados consigo próprio.
·         Indicar como a educação escolar poderá contribuir para que os alunos aprendam conteúdos significativos e desenvolvam as capacidades necessárias para atuar como cidadãos, nas relações de trabalho e consumo.
·         Perceber as diferentes dimensões presentes nas relações sociais enquanto fatores responsáveis pela qualidade na convivência.
·         Compreender a importância da valorização da vida como valor indispensável á qualidade de vida e a concretização da solidariedade e a construção  da cultura do bem viver

Sugestões de Atividades

 Educação Infantil
·         Direitos e deveres: eu, família, escola, professor, poder público, patrimônio ,...
·         Autoestima
·         Bondade
·         Amor ao  próximo

1º Ano
  • Direitos e deveres: eu, família, escola, professor, poder público, patrimônio;
  • Autoestima;
  • Bondade;
  • Hora da alegria;
  • Musicalidade;
  • Livro João e Maria;
  • Amor ao próximo;
  • Livro Adivinha o Quanto eu te Amo;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Sonhos de futuro;
  • Livro Mirabolês e a Chave dos Sonhos;
  • Filme da nova versão dos Clássicos “Os Três Porquinhos e um Bebê”;
  • Livro Príncipe Sem Sonhos;
  • Hábitos saudáveis;
  • Livro Os 33 Porquinhos;
  • O que você quer ser quando crescer?
  • Livro A Casa da Lagarta Que Tomou Um Chá de Sumiço;
  • Pequenas curiosidades;                              
  • Contribuições para um mundo melhor e mais feliz.
2º Ano
  • Normas de convivência;
  •  História em quadrinhos;
  •  Livro O Mundinho de Boas Atitudes;
  •  Direitos e deveres: eu, família, escola, professor, poder público, patrimônio;
  •  Autoestima;
  •  Hora da alegria;
  •  Musicalidade;
  •  Bondade;
  •  Amor ao próximo;
  •  Hábitos saudáveis;
  •  Preservação do meio ambiente;
  •  Profissões;
  •  Livro Quando eu Crescer eu Quero...
  •  Imaginar-se no Futuro;
  •  Filmes que contemplem o tema do projeto;
  • Perspectiva de vida;
  • O que eu quero ser quando crescer?
  • Trânsito;
  • Pequenas curiosidades;
  • Livro Se Criança Governasse o Mundo...
  • Contribuições para um mundo melhor e mais feliz.
3º Ano

  • Normas de convivência;
  • Direitos e deveres: eu, família, escola, professor, poder público, patrimônio;
  • Autoestima;
  • Hora da alegria;
  • Musicalidade;
  • Livro da família;
  • Bondade;
  • Livro A Magia das Virtudes;
  • Amor ao próximo;
  • Hábitos saudáveis;
  • Jornal da higiene;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Pesquisa das profissões dos pais;
  • Perspectiva de vida;
  • Livro Mirabolês e a Chave dos Sonhos;
  • Imaginar-se no futuro;
  • Livro Eu Cresço;
  • O que você gostaria de ser quando crescer?
  • Livros e filmes que contemplem o tema do projeto;
  • Filme A Princesa e o Sapo;
  • Fábulas de Monteiro Lobato;
  • Livro de Monteiro Lobato “A Visita do Príncipe;
  • Pequenas curiosidades;
  • Contribuições para um mundo melhor e mais feliz.
4º Ano
  • Normas de convivência;
  • Direitos e deveres: eu, família, escola, professor, poder público, patrimônio;
  • Autoestima;
  • Hora da alegria;
  • Musicalidade;
  • Amor a o próximo;
  • Criação do Livro da Família;
  • Filme Meu Malvado Favorito II;
  • Hábitos saudáveis;
  • Jornal da higiene;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Livro de Olho nos Bichos ( adotado pela turma);
  • Profissões;
  • Pesquisa das profissões dos pais;
  • Gráficos;
  • Filme Diário de um banana;
  • Perspectiva de vida;
  • Livro das Virtudes “O Caminho da Vida”;
  • Imaginar-se no futuro;
  • Livro Eu Cresço;
  • O que você é e o que você quer ser no futuro?
  • Livro Mirabolês e a Chave dos Sonhos;
  • Livro Como Nasceu a Alegria;
  • Criação do Jardim da turma;
  • Filmes que contemplem o tema do projeto;
  • Pequenas curiosidades;
  • Contribuições para um mundo melhor e mais feliz.

Arte: Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano e 4º Ano

  • Cartazes, dramatizações, cartões, painéis e murais;
  • Musicalidade;
  • Dobradura;
  • Exposição de trabalhos realizados dentro da temática do projeto;
  • Pequenas curiosidades;
  • Contribuições para um mundo melhor e mais feliz;

Educação Física: Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano e 4º Ano

  • Atividades rítmicas;
  • Esquema Corporal;
  • Peso e altura;
  • Danças;
  • Músicas;
  • Contribuições para um mundo melhor e mais feliz.

Informática:
  •  Atividades planejadas em consonância aos trabalhos do professor de sala de aula, conforme a temática do projeto.
  Ano
·         profissões ;
·         definição das ciências;
·         Imaginar-se no  futuro;
·         Filme  diário de um banana;
·         Perspectiva de vida;
·         Existe diferença entre Vocação e escolha profissional?
·         Em que valores se baseiam as escolhas profissionais?
·         O que você é e o que você quer ser no seu futuro?
·         Qual é a preocupação atualmente: ganhar dinheiro ou ter uma profissão que gostamos e que ganhamos pouco?

Ciências: 6º 7º 8º 9º Anos
·         Saúde Mental ;
·         saúde física;
·         Drogadição;
·         Lazer;
·         Meio Ambiente;
·         Desenvolvimento sustentável;
·         Profissões que prejudicam a saúde;
·         Que tipo de assistência médica as empresas oferecem aos seus empregados?
·         Profissões que oferecem risco á a saúde: mental e física;
·         Higiene do local de trabalho;
·         Prevenção de acidentes

História :  6º 7º 8º 9º Anos
·          História do trabalho na família
·         Pesquisa com a família
·         Profissões dos avós –pais- tios
·         Gráficos
·         Entrevistas :  Quanto ao mercado de trabalho  exigências da época comparando com hoje
·         Exigência no mercado de trabalho;
·         Evolução da industria , da sociedade,
·         Linha do tempo

Geografia :  6º 7º 8º 9º Anos     Prof Mário
·         Trabalho formal e informal

Geografia :  6º 7º 8º 9º Anos   Prof Fábio
·         Perspectiva de vida;
·         Valor de cada profissão;
·         Divisão de trabalho;
·         Direitos sociais;
·         Países e estados do Brasil que oferecem mais empregos ;
·         FGTS- seu significado e qual o valor deste benefício para o empregado ?
·         Debates porque em nosso país a pessoa com mais de 40 anos de idade geralmente tem dificuldades de encontrar um emprego?
·         O que é seguro desemprego?
·         O que é Licença Gestação e Licença Paternidade?
·         Levantamento de dados sobre os tipos de profissões existentes em nossa cidade?

Português :  6º 7º 8º 9º Anos    
·         profissões  ( mulheres /homens );
·         Cursos profissionalizantes ;
·         Criação e interpretação de textos ;
·         Banco de dados sobre os empregos que estão sendo oferecidos na  cidade

Matemática :  6º 7º 8º 9º Anos   
·         Salário mínimo;
·          Linha do tempo ;
·         Gráficos informativos sobre o desemprego.

Educação Física :  6º 7º 8º 9º Anos  
·         Peso , altura, índice de massa corporal
·         Ginástica laboral

Arte :  6º 7º 8º 9º Anos  
·         Imagens;
·         Grafite;
·         Cartazes, dramatizações, painéis, murais.
 
Inglês :  6º 7º 8º 9º Anos  
·         Porquê estudar inglês ?

Informática :  6º 7º 8º 9º Anos  
·         Profissões

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Cinderela - texto

As professoras do turno da tarde decidiram apresentar às crianças uma peça teatral, em comemoração ao Dia da Criança. escolheram um dos clássicos da literatura infantil, Cinderela. A adaptação foi realizada pela professora da Educação Infantil da tarde, Daiane Verza. CINDERELA Personagens: Irmã 1 – Daiane Verza Irmã 2 – Daniele Schiavo Cinderela – Luana Canali Prigol Madrasta – Raquel de Lemos Tochetto Fada Madrinha – Cilene Beatris Corso Príncipe – Taís Fernanda da Silva Alazão/bobo da corte: Geana Lemos Narradora e DJ – Mônia Motta Frare Narradora: Era uma vez, no tempo dos reis e das rainhas, uma linda menina que se chamava Cinderela. Ela morava com a madrasta, muito má!!! A madrasta de Cinderela tinha duas filhas. Essas irmãs de Cinderela eram duas moças muito egoístas e que não gostavam de trabalhar. Em casa, era Cinderela que tinha que fazer tudo. (Entra a música “Vida de Empreguete”, do grupo Empreguetes, e Cinderela aparece limpando a casa) (Logo após

Arara-vermelha: Educação Infantil ARTE

  A professora de Arte - tarde, Vlaudete Poyer trabalhou uma ave brasileira com os alunos da Educação Infantil, turma B - tarde. Olha que lindas estas araras!!!!! Aprender a preservar a fauna e a flora brasileira na infância, transformará estas crianças em cidadãos do bem. Parabéns alunos e professora!!!!! Imagens: Jacqueline Santos   SAIBA MAIS SOBRE ESTA AVE BRASILEIRA: A exuberante arara-vermelha       28 de abril de 2012   Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Gênero: Ara Espécie: Ara chloropterus A arara-vermelha ou arara-vermelha-grande apesar do nome não é completamente vermelha essa cor é a que predomina em sua plumagem, porém possui uma faixa verde nas asas e parte das asas, cauda e dorso são azuis. Trata-se de uma ave belíssima com um colorido encantador. Essa espécie é encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e

Painel Farroupilha

Para marcar esta data tão preciosa a nós, gaúchos, a professora da biblioteca da manhã, Jucerlei J. A. Gazola criou este lindíssimo painel!!!!! Imagens: Jacqueline Santos