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PROJETANDO O FUTURO II


Macro Planejamento  turno - Manhã
Coordenadora Pedagógica: Márcia Regina Sgarbi
Tema - Projetando o futuro
Contratema  -  Melhor qualidade de vida
Período: março a dezembro

O trabalho em sala de aula não se restringe ao momento da aula, ao trabalho com o conteúdo. O professor, como mediador entre o aluno e o conhecimento formal, e entre o aluno e a sociedade, tem um papel mais abrangente. A sua mediação pressupõe não só o trabalho com o conteúdo explícito, mas também a criação de um espaço para que o aluno reflita sobre os valores e atitudes que devem permear seu comportamento, como aluno e cidadão, e sobre os valores e atitudes que deverão permear sua vida quando for adulto e tiver que desempenhar outros papéis.
Para que isso ocorra, é preciso que o repertório do aluno, seu currículo oculto, possa se manifestar em sala de aula por meio de discussões, leituras, pesquisas, atividades variadas. Essas diferentes formas de expressão podem ocorrer tanto nas aulas de biologia quanto nas de matemática, geografia ou educação física. Todos os envolvidos no processo educacional são responsáveis pela formação de cidadãos éticos e conscientes de sua cidadania, o que pressupõe o conhecimento dos direitos e deveres de todos.

Objetivos:
·         Fazer com que o aluno adquira noções sobre o meio ambiente, que perceba as relações que condicionam a vida, para poder se posicionar de forma crítica diante do mundo e para que domine métodos de manejo e conservação ambientais.
·         Permitir que o aluno conheça o patrimônio cultural brasileiro, que reconheça a diversidade como um direito dos indivíduos, que repudie toda e qualquer forma de discriminação e preconceito por raça, classe social, crença religiosa ou sexo.
·         Aprofundar o entendimento do conceito de justiça baseado na eqüidade, sensibilizar o aluno para a necessidade da construção de uma sociedade justa, estimulá-lo a adotar atitudes solidárias, de cooperação e de repúdio às injustiças sociais.
·         Fazer com que o aluno perceba que saúde é direito de todos. Para isso, terá de compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico e social, e terá de adquirir hábitos de higiene e cuidados consigo próprio.
·         Indicar como a educação escolar poderá contribuir para que os alunos aprendam conteúdos significativos e desenvolvam as capacidades necessárias para atuar como cidadãos, nas relações de trabalho e consumo.
·         Perceber as diferentes dimensões presentes nas relações sociais enquanto fatores responsáveis pela qualidade na convivência.
·         Compreender a importância da valorização da vida como valor indispensável á qualidade de vida e a concretização da solidariedade e a construção  da cultura do bem viver

Sugestões de temas:
·         Desigualdade social -  Desemprego, renda, moradia saúde,....
·         Desrespeito – eu, família professores, escola, patrimônio
·         Diversidades culturais – diferentes grupos mulher, criança, negro, idoso, deficiente, índio ,...
·         Discriminação X dignidade e direitos humanos
·         Consumismo, materialismo, privações, individualismo, poder, reconhecimento individual, mudanças constante, globalização , modismo . 
·         Exigência no mercado de trabalho;
·         Evolução da indústria , da sociedade,
·         Ação transformadora do ambiente
·         Relações sociais  e convivência
·         Direitos e deveres: eu, família, escola, professor, poder público, patrimônio,...
·         Liberdade: agir, pensar, expressar
·         Comunicação: evolução, liberdade ou  opressão, mídia, diálogo autocrítica, redes sociais, tecnologização das relações , internet
·         Evolução humana X consumismo
·         Discriminação X dignidade e direitos humanos
·         Preconceito
·         Bullying
·         Relações familiares
·         Meio ambiente
·         Responsabilidade e cidadania
·         Desenvolvimento sustentável
·         Campanha da fraternidade /13 fraternidade e Juventude
·         Regras sociais, tolerância, respeito, gentileza, empatia,...
·         Consciência social
·         Perspectiva de vida
·      Qualidade de vida
·      Capitalismo  relação entre    Ser    X  Ter
·      Consumo consciente
·      Preservação da vida
·      Convívio social
·      Diferentes valores
·      Autoestima
·      Amor ao próximo
·      Papel de cada um para um convívio social harmônico: eu ,família , escola, amigos, religião , poder público
·      Reflexão e consciência
·      Bem comum
·      Amor ao próximo
·      Movimentos sociais organizados
·      Igualdade e diversidade

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