Pular para o conteúdo principal

Projeto Biblioteca Tarde 2013

VIAJANDO PELA HORA DO CONTO E OUTRAS COISAS MAIS...
 “A leitura é muito mais
do que decifrar palavras.
Quem quiser para pra ver
Pode até se surpreender:
 
Vai ler nas folhas do chão,
Se é outono ou se é verão:
Nas ondas soltas do mar,
Se é hora de navegar;
(...)
Uma arte que dá medo
É a de ler um olhar,
pois os olhos têm segredos
difíceis de decifrar.”
 
Ricardo Azevedo
(apud BREVES, T. O Livro de Imagem. P. 5)
1.   IDENTIFICAÇÃO 
1.1.      Título do Projeto: VIAJANDO PELA HORA DO CONTO E OUTRAS COISAS MAIS...
1.2.      Órgão Executor: Biblioteca Escolar Vereador Marcial Pisoni;
1.3.      Local de Realização: E. M. E. F. VEREADOR MARCIAL PISONI;
1.4.      Responsável: Jacqueline Santos;
1.5.      Turno: Tarde;
1.6.      Período de Vigência: Ano Letivo de 2013;
1.7.      Área de Abrangência: Comunidade Escolar;
1.8.      Público Alvo: Educação Infantil, 1º ao 4º ano, pais, funcionários e professores.
 
2.   JUSTIFICATIVA
      Segundo Walda de Andrade Antunes “(...) Ler histórias para crianças é instigar o imaginário, provocar perguntas e pensar em respostas, despertar grandes e pequenas emoções, rir, chorar, sentir medo e raiva – emoções que veem das histórias ouvidas e lidas.(...)”

3.   OBJETIVOS
 
3.1.      OBJETIVO GERAL: Proporcionar a alunos, professores e comunidade, um espaço em que a fantasia e o conhecimento  aconteçam de forma prazerosa, ampliando o mundo em que estão inseridos.
3.2.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.2.1.Dar continuidade à informatização do acervo da Biblioteca;
3.2.2.Promover ações pedagógicas tais como: contação de histórias,  confecção de livros e divulgação dos mesmos; pesquisas,  diferentes leituras, dramatizações;
3.2.3.Divulgar  o acervo existente à toda comunidade escolar;
3.2.4.Divulgar alunos leitores EM DESTAQUE mensalmente (este objetivo não foi colocado em prática em 2012);
3.2.5.Participar da elaboração dos planejamentos junto à equipe diretiva, grupo de professores e coordenação pedagógica;
3.2.6.Emprestar livros, revistas e filmes à comunidade escolar;
3.2.7.Promover as datas comemorativas de maior significado para a comunidade escolar;
3.2.8.Fornecer material de apoio pedagógico aos professores;
3.2.9.Adquirir diferentes materiais através de ações conjuntas com a comunidade escolar;
3.2.10.            Propiciar um ambiente agradável e organizado, estando sempre atento às necessidades da comunidade escolar;
3.2.11.            Promover a hora do conto, através de projetos pedagógicos interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
3.2.12.            Cooperar com a equipe diretiva sempre que for necessário;
3.2.13.            Reativar o projeto de leitura criado pela professora Adenise Staudt (bibliotecária aposentada), em que livros e revistas são levados às famílias;
3.2.14.            Dar suporte pedagógico e estrutural às professoras na I Mostra Científico Cultural ao final do ano;
3.2.15.            Manter uma constante avaliação do trabalho desenvolvido.
4.   METODOLOGIA
 A Biblioteca funcionará diariamente, dispondo de horários fixos para a contação de histórias, retirada e troca de livros, atendimentos a alunos, professores e comunidade. Poderá haver flexibilização de acordo com as necessidades que se apresentarem, podendo a bibliotecária trocar os horários de atendimento. A Biblioteca será um espaço em que alunos poderão usar para ensaio de apresentações (turnos manhã e tarde), realizar pesquisas, leituras e assistir a filmes, desde que tenham vínculo com o trabalho pedagógico.
 
5.   CRONOGRAMA
5.1.      Retirada de livros: semanal;
5.2.      Contação de histórias: quinzenal, com a participação do professor regente;
5.3.      Retirada de livros e revistas pela comunidade: diário, de acordo com a necessidades da mesma;
5.4.      Sacola de leitura para as famílias: semanal;
5.5.      Elaboração de murais e comemorações nas datas significativas e/ou na divulgação de atividade pedagógicas desenvolvidas pela Biblioteca Escolar, alunos e professores;
5.6.      Confecção e divulgação de livros: anual (objetivo não atingido em 2012);
5.7.      Outras atividades: de acordo com os projetos planejados pelo grupo de professores e Biblioteca.
 
6.   RECURSOS
6.1.      HUMANOS: Bibliotecárias, alunos, professores, equipes diretiva, coordenação pedagógica, pais, funcionários e convidados;
6.2.      MATERIAIS: Todo  o acervo disponível, mobiliário, som, cd’s, dvd’s, TV, vídeo, projetor, home theather, computador, mapas e outros;
6.3.      FINANCEIROS: Conforme possibilidades previstas pelo Financeiro da Escola e em ações da Biblioteca, desde que o CPM, Conselho Escolar e Equipe Diretiva estejam de acordo.
 
7.   AVALIAÇÃO
Ao longo do ano e/ou quando houver necessidade, através de avaliações diretas e indiretas, pedidos, sugestões da comunidade escolar e auto-avaliação da bibliotecária e de seu projeto.    
 
8.   BIBLIOGRAFIA
 
ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e Formando Leitores: orientações para o trabalho com a literatura infantil: circuito campeão: série inicial, primeira e segunda séries – São Paulo: Global Editora, 2009.
SOUZA, Renata Junqueira de. Org. Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação – Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática – 1ª ed. – São Paulo: Moderna, 2000.
  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Cinderela - texto

As professoras do turno da tarde decidiram apresentar às crianças uma peça teatral, em comemoração ao Dia da Criança. escolheram um dos clássicos da literatura infantil, Cinderela. A adaptação foi realizada pela professora da Educação Infantil da tarde, Daiane Verza. CINDERELA Personagens: Irmã 1 – Daiane Verza Irmã 2 – Daniele Schiavo Cinderela – Luana Canali Prigol Madrasta – Raquel de Lemos Tochetto Fada Madrinha – Cilene Beatris Corso Príncipe – Taís Fernanda da Silva Alazão/bobo da corte: Geana Lemos Narradora e DJ – Mônia Motta Frare Narradora: Era uma vez, no tempo dos reis e das rainhas, uma linda menina que se chamava Cinderela. Ela morava com a madrasta, muito má!!! A madrasta de Cinderela tinha duas filhas. Essas irmãs de Cinderela eram duas moças muito egoístas e que não gostavam de trabalhar. Em casa, era Cinderela que tinha que fazer tudo. (Entra a música “Vida de Empreguete”, do grupo Empreguetes, e Cinderela aparece limpando a casa) (Logo após

Arara-vermelha: Educação Infantil ARTE

  A professora de Arte - tarde, Vlaudete Poyer trabalhou uma ave brasileira com os alunos da Educação Infantil, turma B - tarde. Olha que lindas estas araras!!!!! Aprender a preservar a fauna e a flora brasileira na infância, transformará estas crianças em cidadãos do bem. Parabéns alunos e professora!!!!! Imagens: Jacqueline Santos   SAIBA MAIS SOBRE ESTA AVE BRASILEIRA: A exuberante arara-vermelha       28 de abril de 2012   Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Gênero: Ara Espécie: Ara chloropterus A arara-vermelha ou arara-vermelha-grande apesar do nome não é completamente vermelha essa cor é a que predomina em sua plumagem, porém possui uma faixa verde nas asas e parte das asas, cauda e dorso são azuis. Trata-se de uma ave belíssima com um colorido encantador. Essa espécie é encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e

Painel Farroupilha

Para marcar esta data tão preciosa a nós, gaúchos, a professora da biblioteca da manhã, Jucerlei J. A. Gazola criou este lindíssimo painel!!!!! Imagens: Jacqueline Santos