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Projeto Biblioteca Manhã 2013


Ler e sonhar...

É só querer começar!
 

“Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores”.

Charles Eliot


1.   IDENTIFICAÇÃO


1.1.      Título do Projeto: Ler e sonhar... É só querer começar!

1.2.      Órgão Executor: Biblioteca Escolar Vereador Marcial Pisoni;

1.3.      Local de Realização: E. M. E. F. VEREADOR MARCIAL PISONI;

1.4.      Responsável: Jucerlei Juçara Andreazza Gazola

1.5.      Turno: Manhã

1.6.      Período de Vigência: Ano Letivo de 2013;

1.7.      Área de Abrangência: Comunidade Escolar;

1.8.      Público Alvo:Educação Infantil, 5º ano ao 9º ano

1.9.       

2.   JUSTIFICATIVA

              Acreditando ser a biblioteca, um espaço a mais e de extrema importância na busca da interdisciplinaridade e pela integração no trabalho docente da escola; considerando o valor da mesma na formação global dos educandos e na aquisição do hábito da leitura, da imaginação criadora através da exploração de textos literários; pretendo tornar a biblioteca um espaço a mais e mais atrativo, interessante e eficiente, no sentido de viver, conviver e auxiliar efetivamente no trabalho de sala de aula.

     
3.   OBJETIVOS
 

3.1.               OBJETIVO GERAL:

Oportunizar a todos os que frequentam a biblioteca, um ambiente acolhedor e prazeroso, para que assim, a leitura e a pesquisa, sejam uma busca interessante, participativa, dinâmica e constante e todos sintam-se co-responsáveis pelo aprender, tanto individual, quanto coletivo.

 
3.2.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

3.2.1.Cooperar com a equipe diretiva sempre que for necessário;

3.2.2.Manter um ambiente acolhedor e pacífico entre os que frequentam a biblioteca;

3.2.3.Integrar o trabalho desenvolvido em âmbito escolar, através de atividades e dinâmicas que privilegiem o contato com diferentes materiais escritos (leituras variadas);

3.2.4.Orientar e atender alunos,professores e comunidade escolar, quanto ao uso e conservação do material de leitura e pesquisa;

3.2.5. Orientar nos trabalhos de pesquisa escolar (a partir de material pré-selecionado pela professora titular);

3.2.6. Organizar o recebimento e a distribuição dos livros didáticos para os alunos;

3.2.7. Promover a Mostra Científica Cultural, juntamente com os alunos e professores;

3.2.8.  Organizar o informativo da biblioteca, contendo horários de funcionamento, de leitura, de troca de livros (empréstimos), de pesquisa...

3.2.9. Promover e divulgar atividades que estimulem a leitura: propaganda de livros, listagem de sugestões para aquisição, estante de livros e revistas para manuseio e leitura;

3.2.10.            Incentivar o gosto pela leitura através do empréstimo de livros, gibis, revistas... que será feito semanalmente;

3.2.11.            Proporcionar quinzenalmente a Hora do Conto para os alunos de Educação Infantil e 5° ano; e uma vez por mês a contação de histórias para os alunos do 6° ano à 8ª série;

3.2.12.            Organizar horários para a utilização de vídeos, retroprojetor, datashow e pesquisas;

3.2.13.            Manter atualizada a listagem de DVDs, CDs, mapas e demais materiais do acervo;

3.2.14.            Organizar burocraticamente a biblioteca e manter em dia: registros, consertos e baixas;

3.2.15.            Organizar com toda a comunidade escolar eventos que proporcionem: integração, lazer, cultura e arrecadação de fundos para a escola e biblioteca, a fim de aprimorar o acervo;

3.2.16.            Organizar e manter atualizados os murais da escola, incentivando a participação dos alunos na confecção;

3.2.17.            Proporcionar à comunidade escolar a audição e canto do Hino Nacional semanalmente;

3.2.18.            Participar de encontros de formação, oficinas e cursos, visando o aperfeiçoamento do trabalho;

3.2.19.            Realizar as demais atribuições da bibliotecária, conforme o regimento escolar.

 
4.   METODOLOGIA

O trabalho será desenvolvido em âmbito escolar durante o ano letivo. Zelando pelo acervo da biblioteca; registrando todos os materias adquiridos; restaurando e dando baixa aos materiais excedentes; divulgando o acervo existente e as novas aquisições; promovendo o gosto pela leitura através de empréstimos de livros semanalmente, com a Hora do Conto; orientando os alunos em consultas bibliográficas; organizando cronogramas para atendimentos dos professores quanto à exibição de filmes e demais atividades; mantendo atualizados os murais da escola; participando e auxiliando na organização da Mostra Científica Cultural e auxiliando a direção da escola quando solicitado. 

 
5.   CRONOGRAMA

5.1.      Hora do Conto quinzenal (Educação Infantil e 5° ano)

5.2.      Contação de histórias mensal (do 6° ano a 8ª série)

5.3.      Empréstimo de livros semanal da Educação Infantil a 8ª série;

5.4.      Manutenção do acervo (permanente);

5.5.      Registro do acervo (permanente);

5.6.      Baixas do acervo (permanente);

5.7.      Audição e canto do Hino Nacional semanal;

5.8.      Organização do mural (datas comemorativas);

5.9.      Pesquisas (conforme cronograma agendado e/ou necessidade);

5.10.  Mostra Científica Cultural ( a combinar).

6.   RECURSOS

6.1.      HUMANOS: alunos, professores, funcionários e comunidade em geral.
6.2.      MATERIAIS: acervo bibliográfico, mapas, recursos audiovisuais, etc.
6.3.      FINANCEIROS: conforme a necessidade do projeto.

7.   AVALIAÇÃO

Avaliação semestral por parte do profissional atuante na biblioteca.

8.   BIBLIOGRAFIA

Não consta.
 

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