Pular para o conteúdo principal

Vereador por um dia 2

Leia abaixo o texto referente ao projeto, publicado no Portal da Educação de nosso municipio:

Alunos de 17 escolas, entre elas 12 municipais, participaram na tarde de hoje, dia 10 de outubro, de mais uma edição do Projeto Vereador por um Dia. A lei, de autoria do ex-vereador pelo PDT Waldemar Jones Biglia, que regulamenta o projeto Vereador por um Dia, existe desde 30 de junho de 1999. Em 7 de novembro de 2001, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT propôs alteração à proposta, que foi aprovada. Desde então, Escolas de Ensino Médio também são contempladas. Estiveram presentes à sessão o secretário municipal da educação Edson da Rosa, os vereadores Marcos Daneluz (PT), Renato de Oliveira (PC do B), Renato Nunes (PRB), Vinícius Ribeiro (PDT), Rodrigo Beltrão (PT), Denise Pessoa (PT), Mauro Pereira (PMDB), além de alunos, professores e pais.


Entre preocupações apontadas pelos estudantes junto aos projetos de lei apresentados estão: punição para quem pratica bullying, rota do sol, animais abandonados, esportes (um profissional de educação física em parques determinados da cidade para incentivar à prática esportiva), aumento salarial para professores, segurança no trânsito (lombadas, sinalização), acessibilidade nas escolas, criação de comissão de combate à dependência química, melhoria de atendimento nos postos de saúde, construção de escolas infantis, entre outros.

Durante a sessão, os alunos se mostraram bastante envolvidos, fazendo menções, comentários aos projetos apresentados por outros estudantes e até propondo ressalvas e votos a favor e contrários.

Os projetos apresentados pelos estudantes serão levados ao conhecimento dos vereadores e do poder executivo para apreciação. Segundo o presidente da Comissão de Educação Ciência, Cultura, Desporto e Turismo da Câmara de Vereadores, vereador Renato Nunes “essa atividade é um incentivo e um direito. “quem sabe, um dia, um desses alunos possa ser um vereador e aqui estar para exercer seu papel na política da cidade”. Segundo presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Daneluz o objetivo do projeto é fazer um exercício de cidadania. “Os projetos apresentados sejam um exemplo para os vereadores, porque os alunos representam a comunidade”, ressalta.

A iniciativa do Programa, segundo o Secretário Municipal da Educação, Edson da Rosa, é aproximar os estudantes do poder legislativo, incentivar o processo democrático, bem como o desenvolvimento de lideranças para a efetivação da cidadania. “Este é um dos programas que me dá maior orgulho. A proximidade dos estudantes com as lideranças políticas é um exercício valoroso. Continuem, pois é uma experiência única”, enfatiza.

Confira as escolas que participaram do projeto:

1 - Escola Municipal Fioravante Weber;
2- Escola Estadual Santa Catarina;
3 - Escola Municipal Américo Ribeiro Mendes;
4- Escola Municipal Érico Veríssimo;
5 - Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer;
6 - Escola Municipal Senador Teotônia Vilela;
7 - Escola Municipal Ruben Bento Alves;
8 - Escola Municipal João De Zorzi;
9 - Colégio São Carlos;
10 - Escola Municipal Laurindo Formolo;
11 - Escola Estadual Alexandre Zatera;
12 - Colégio Murialdo de Ana Rech;
13 - Escola Municipal Vereador Marcial Pisoni;
14 - Escola Municipal São Vitor;
15 - Escola Municipal Ivanir Marqueoro;
16 - Escola Municipal Presidente Castelo Branco;
17 - Escola Municipal Paulo Freire.


Fonte Assessoria de Imprensa da SMED
Portal da Educação - http://educacao.caxias.rs.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Cinderela - texto

As professoras do turno da tarde decidiram apresentar às crianças uma peça teatral, em comemoração ao Dia da Criança. escolheram um dos clássicos da literatura infantil, Cinderela. A adaptação foi realizada pela professora da Educação Infantil da tarde, Daiane Verza. CINDERELA Personagens: Irmã 1 – Daiane Verza Irmã 2 – Daniele Schiavo Cinderela – Luana Canali Prigol Madrasta – Raquel de Lemos Tochetto Fada Madrinha – Cilene Beatris Corso Príncipe – Taís Fernanda da Silva Alazão/bobo da corte: Geana Lemos Narradora e DJ – Mônia Motta Frare Narradora: Era uma vez, no tempo dos reis e das rainhas, uma linda menina que se chamava Cinderela. Ela morava com a madrasta, muito má!!! A madrasta de Cinderela tinha duas filhas. Essas irmãs de Cinderela eram duas moças muito egoístas e que não gostavam de trabalhar. Em casa, era Cinderela que tinha que fazer tudo. (Entra a música “Vida de Empreguete”, do grupo Empreguetes, e Cinderela aparece limpando a casa) (Logo após

Arara-vermelha: Educação Infantil ARTE

  A professora de Arte - tarde, Vlaudete Poyer trabalhou uma ave brasileira com os alunos da Educação Infantil, turma B - tarde. Olha que lindas estas araras!!!!! Aprender a preservar a fauna e a flora brasileira na infância, transformará estas crianças em cidadãos do bem. Parabéns alunos e professora!!!!! Imagens: Jacqueline Santos   SAIBA MAIS SOBRE ESTA AVE BRASILEIRA: A exuberante arara-vermelha       28 de abril de 2012   Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Gênero: Ara Espécie: Ara chloropterus A arara-vermelha ou arara-vermelha-grande apesar do nome não é completamente vermelha essa cor é a que predomina em sua plumagem, porém possui uma faixa verde nas asas e parte das asas, cauda e dorso são azuis. Trata-se de uma ave belíssima com um colorido encantador. Essa espécie é encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e

Painel Farroupilha

Para marcar esta data tão preciosa a nós, gaúchos, a professora da biblioteca da manhã, Jucerlei J. A. Gazola criou este lindíssimo painel!!!!! Imagens: Jacqueline Santos