Pular para o conteúdo principal

Projeto Brinquedorama

BRINQUEDORAMA

1.    IDENTIFICAÇÃO
1.1. Título do Projeto: BRINQUEDORAMA
1.2. Local de Realização: E. M. E. F. VEREADOR MARCIAL PISONI;
1.3. Responsável: Jacqueline Santos e Daniele Schiavo;
1.4. Aplicadores: Beatriz  M. Padilha, Cilene B. Corso, Daiane Verza, Daniele Schiavo, Eliana M. Pontalti, Geana Lemos; Luana C. Prigol, Marta Menegatti, Mônia M. Frare, Raquel L. Tochetto, Rosilaine K. da Silva, Salen B. do Nascimento, Tais Fernanda da Silva e Vlaudete Poyer.
1.5. Turno: Manhã/Tarde;
1.6. Período de Vigência: setembro/outubro de 2012;
1.7. Área de Abrangência: comunidade Escolar, espaços públicos para mostra de brinquedos: SMED;
1.8. Público Alvo: Educação Infantil A e B, 1º ao 5º ano, pais, funcionários e professores.
 2.    JUSTIFICATIVA
      Citando Paulo de Salles Oliveira, Ao se reconhecer o papel educativo do brinquedo, e passando a vê-lo não mais como algo sem finalidade imediata, o brinquedo passa a ser visto como algo sério e não apenas para divertir e ocupar tempo, mas ”[...] um objeto capaz de educá-las e torná-las mais felizes [...]”

3.    OBJETIVOS
3.1. OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos alunos não somente a construção de brinquedos, mas a interação que o ato de brincar proporciona à criança, ao seu grupo e ao seu desenvolvimento como ser humano. 

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
           3.2.1.   Pesquisar a história do brinquedo no LIE;
3.2.2.   Pesquisar as brincadeiras do passado junto à família e expor gráfico com as brincadeiras mais citadas;
3.2.3.   Ouvir histórias sobre brinquedos e brincadeiras na Biblioteca;
3.2.4.   Confeccionar brinquedos em aula:
3.2.4.1.   Educação Infantil, turma B: Confecção de um brinquedo de sucata para presentear um colega – amigo secreto, jogo de ilusão ótica;
3.2.4.2.   1º ano A: Problematização a partir do livro “Saco de Brinquedos”, de Carlos Urbim ou “Fusquinha Cor de Rosa”, do Caio Riter; criar um gráfico de brinquedos preferidos pela turma e construir um carrinho com sucata e um jogo de trilha;
3.2.4.3.    2º ano A:Confecção do brinquedo “Jogo da Tentativa”, com pet e bolinhas de gude;
3.2.4.4.    3º ano A: Confeccionar um brinquedo com sucata; exploração dos Direitos das crianças;
3.2.4.5.    4º ano A: Confeccionar um jogo de Vai-vem;
3.2.4.6.   5º ano A: pesquisar a origem do dia da criança; confeccionar o brinquedo “Cálculo Mental” (cai não cai);
3.2.4.7.    Arte e Educação Física: Dominó gigante com caixas de leite, Jogo das faces, Jogo de memória com animais domésticos em embalagens pet, Vai-e-vem, Pé de Lata, Jogo da ilusão, oficinas de aplicação dos brinquedos confeccionados.
3.2.5.   Participar do Projeto da CODECA A Arte de Brincar, Reciclando Valores com o brinquedo “Cálculo Mental”, 4º e 5º ano A.
3.2.6.   Proporcionar oficinas de vivência dos brinquedos criados – circuitos no pátio;
3.2.7.   Convidar pais para ministrarem uma oficina de algum brinquedo do passado;
3.2.8.   Coletar sucata para a confecção de brinquedos;
3.2.9.   Assistir ao filme Toy History 3 e/ou A Fantástica Fábrica de Brinquedos (Casa de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho);
3.2.10.Oficinas lúdicas;
3.2.11.Piquenique coletivo;
3.2.12.Peça teatral “Cinderela”, apresentada pelas professores do turno da tarde;
3.2.13.Baile à fantasia.

4.    METODOLOGIA
O presente projeto acontecerá através das pesquisas realizadas (com familiares e na internet), dos brinquedos confeccionados, da interação com estes brinquedos – oficinas e circuitos, da criação de murais – com gráficos das brincadeiras antigas, das histórias contadas, dos filmes assistidos, das atividades pedagógicas em sala de aula relacionadas ao tema, da vinda da escritora à escola e da mostra das atividades confeccionadas.

5.    CRONOGRAMA
      5.1. Coleta de sucata;
5.2. Pesquisa no LIE;
5.3. Pesquisa junto à família e tabulação dos resultados criando gráficos e murais;
5.4. Ouvir histórias em sala de aula e na Biblioteca;
5.5. Atividades pedagógicas relacionadas ao tema, em sala de aula;
5.6. Confecção de diferentes brinquedos usando sucata e outros materiais;
5.7. Oficina com pais;
5.8. Circuito de brincadeiras no pátio;
5.9. Entrega de brinquedos confeccionados à CODECA (4º e 5º ano);
5.10. Assistir aos filmes Toy History 3 e/ou A Fantástica Fábrica de Brinquedos (UCS Cinema);
5.11. Mostra de trabalhos;
5.12. Encontro com a autora Hellô Bacichetti (03 de dezembro).
6.    RECURSOS
    6.1. HUMANOS: bibliotecária, alunos, professores, equipes diretiva, coordenação pedagógica, pais e funcionários;
6.2. MATERIAIS: sucatas, palitos de churrasco e picolé, cola branca e quente, tesoura, canetinhas, lápis de cor, papel colorido, folha de desenho, lápis, borracha, EVA, barbante, DVD’s Toy History 3 e/ou A Fantástica Fábrica de Brinquedos , home theather, computador,livros balangandã e O Enigma das Caixas, outros;
6.3. FINANCEIROS: conforme necessidades apontadas durante o projeto.
7.    AVALIAÇÃO
Ao longo do desenvolvimento das atividades do projeto e/ou quando houver necessidade,  sugestões da comunidade escolar, mostra de brinquedos e sua aplicação – circuitos, envolvimento de todos, incluindo a família, auto avaliação.    
8.    BIBLIOGRAFIA
PIAGET, J. A representação do mundo da criança. Rio de Janeiro: Record, 1990
OLIVEIRA, P.S. O que é brinquedo. São Paulo: Brasiliense, 2010
VON, Cristina. A História do brinquedo. Rio de Janeiro: Editora Alegro, 2001
NEVES, André. Brinquedos. São Paulo: Editora Ave Maria, 2009
RAMOS, Anna Cláudia. Brincadeiras de todos os tempos. São Paulo: Larrousse Júnior, 2006
SANTA ROSA, Nereide Schilaro. Brinquedos e brincadeiras. São Paulo: Moderna, 2001
CUNHA, Nylse Helena Silva. Criar para brincar. São Paulo: Aquariana, 2005
CHEMELLO, Thereza. Brincando com madeira. São Paulo: Global, 2002
CAMARGO, Dilan. Brincriar. Porto Alegre: Editora Projeto, 2007
MURTA FILHO, Adelson. Barangandão Arco-íris. São Paulo: Peirópolis, 2008
RITER, Caio. Fusquinha cor de rosa. Porto Alegre: Paulinas, 2005
URBIM, Carlos. Saco de brinquedos. Porto Alegre: Editora Projeto, 1997
HÚMER, Neuza Silveira e colaboradores. Sucatoteca. Volumes I, II e III. Belo Horizonte: CEDIC, 2001
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Cinderela - texto

As professoras do turno da tarde decidiram apresentar às crianças uma peça teatral, em comemoração ao Dia da Criança. escolheram um dos clássicos da literatura infantil, Cinderela. A adaptação foi realizada pela professora da Educação Infantil da tarde, Daiane Verza. CINDERELA Personagens: Irmã 1 – Daiane Verza Irmã 2 – Daniele Schiavo Cinderela – Luana Canali Prigol Madrasta – Raquel de Lemos Tochetto Fada Madrinha – Cilene Beatris Corso Príncipe – Taís Fernanda da Silva Alazão/bobo da corte: Geana Lemos Narradora e DJ – Mônia Motta Frare Narradora: Era uma vez, no tempo dos reis e das rainhas, uma linda menina que se chamava Cinderela. Ela morava com a madrasta, muito má!!! A madrasta de Cinderela tinha duas filhas. Essas irmãs de Cinderela eram duas moças muito egoístas e que não gostavam de trabalhar. Em casa, era Cinderela que tinha que fazer tudo. (Entra a música “Vida de Empreguete”, do grupo Empreguetes, e Cinderela aparece limpando a casa) (Logo a...

Arara-vermelha: Educação Infantil ARTE

  A professora de Arte - tarde, Vlaudete Poyer trabalhou uma ave brasileira com os alunos da Educação Infantil, turma B - tarde. Olha que lindas estas araras!!!!! Aprender a preservar a fauna e a flora brasileira na infância, transformará estas crianças em cidadãos do bem. Parabéns alunos e professora!!!!! Imagens: Jacqueline Santos   SAIBA MAIS SOBRE ESTA AVE BRASILEIRA: A exuberante arara-vermelha       28 de abril de 2012   Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Gênero: Ara Espécie: Ara chloropterus A arara-vermelha ou arara-vermelha-grande apesar do nome não é completamente vermelha essa cor é a que predomina em sua plumagem, porém possui uma faixa verde nas asas e parte das asas, cauda e dorso são azuis. Trata-se de uma ave belíssima com um colorido encantador. Essa espécie é encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Gui...

Olimpíadas do Bem - Educação Infantil B - tarde

A professora Daiane Verza e seus aluninhos da Educação Infantil participaram do espírito olímpico, realizando as "Olimpíadas do Bem". Fantástico!!!!! Parabéns professora e alunos por esta bela ação de cidadania. A professora tem trabalhado desde o início do ano com valores na educação, e esta foi mais uma ação para incentivar as crianças a fazerem o bem, a tratar bem as pessoas, a cuidar de seus materiais e a trabalhar coletivamente. A monitora Geana ajudou bastante e o Rafael está  completamente engajado no grupo, participando de todas as atividades coletivas. Dá uma espiadinha!!!  Imagens: Jacqueline Santos