1.
IDENTIFICAÇÃO
1.1. Título do Projeto: BRINQUEDORAMA
1.2. Local de Realização: E. M. E. F. VEREADOR MARCIAL PISONI;
1.3. Responsável: Jacqueline Santos e Daniele Schiavo;
1.4. Aplicadores: Beatriz M. Padilha, Cilene B. Corso, Daiane Verza,
Daniele Schiavo, Eliana M. Pontalti, Geana Lemos; Luana C. Prigol, Marta
Menegatti, Mônia M. Frare, Raquel L. Tochetto, Rosilaine K. da Silva, Salen B.
do Nascimento, Tais Fernanda da Silva e Vlaudete Poyer.
1.5. Turno: Manhã/Tarde;
1.6. Período de Vigência: setembro/outubro de 2012;
1.7. Área de Abrangência: comunidade Escolar, espaços públicos para
mostra de brinquedos: SMED;
1.8.
Público Alvo: Educação Infantil A
e B, 1º ao 5º ano, pais, funcionários e professores.
3.
OBJETIVOS
3.1. OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos alunos não somente a
construção de brinquedos, mas a interação que o ato de brincar proporciona à
criança, ao seu grupo e ao seu desenvolvimento como ser humano.
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.2.2. Pesquisar as brincadeiras do passado junto à família e expor gráfico com
as brincadeiras mais citadas;
3.2.3. Ouvir histórias sobre brinquedos e brincadeiras na Biblioteca;
3.2.4. Confeccionar brinquedos em aula:
3.2.4.1. Educação Infantil, turma B: Confecção de um brinquedo de sucata
para presentear um colega – amigo secreto, jogo de ilusão ótica;
3.2.4.2. 1º
ano A: Problematização a partir do livro “Saco de Brinquedos”, de Carlos
Urbim ou “Fusquinha Cor de Rosa”, do Caio Riter; criar um gráfico de brinquedos
preferidos pela turma e construir um carrinho com sucata e um jogo de trilha;
3.2.4.3. 2º ano A:Confecção do brinquedo “Jogo da Tentativa”, com pet e
bolinhas de gude;
3.2.4.4. 3º ano A: Confeccionar um brinquedo com sucata; exploração dos
Direitos das crianças;
3.2.4.5. 4º ano A: Confeccionar um jogo de Vai-vem;
3.2.4.6. 5º ano A: pesquisar a origem do dia da criança; confeccionar o
brinquedo “Cálculo Mental” (cai não cai);
3.2.4.7. Arte e Educação Física: Dominó gigante com caixas de leite,
Jogo das faces, Jogo de memória com animais domésticos em embalagens pet,
Vai-e-vem, Pé de Lata, Jogo da ilusão, oficinas de aplicação dos brinquedos
confeccionados.
3.2.5. Participar do Projeto da CODECA A Arte de Brincar, Reciclando Valores
com o brinquedo “Cálculo Mental”, 4º e 5º ano A.
3.2.6. Proporcionar oficinas de vivência dos brinquedos criados – circuitos no
pátio;
3.2.7. Convidar pais para ministrarem uma oficina de algum brinquedo do
passado;
3.2.8. Coletar sucata para a confecção de brinquedos;
3.2.9. Assistir ao filme Toy History 3 e/ou A Fantástica Fábrica de Brinquedos
(Casa de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho);
3.2.10.Oficinas lúdicas;
3.2.11.Piquenique coletivo;
3.2.12.Peça teatral “Cinderela”, apresentada pelas professores do turno da
tarde;
3.2.13.Baile à fantasia.
4.
METODOLOGIA
O presente projeto acontecerá através das pesquisas realizadas (com
familiares e na internet), dos brinquedos confeccionados, da interação com
estes brinquedos – oficinas e circuitos, da criação de murais – com gráficos
das brincadeiras antigas, das histórias contadas, dos filmes assistidos, das
atividades pedagógicas em sala de aula relacionadas ao tema, da vinda da
escritora à escola e da mostra das atividades confeccionadas.
5.
CRONOGRAMA
5.2. Pesquisa no LIE;
5.3. Pesquisa junto à família e tabulação dos resultados criando gráficos e
murais;
5.4. Ouvir histórias em sala de aula e na Biblioteca;
5.5. Atividades pedagógicas relacionadas ao tema, em sala de aula;
5.6. Confecção de diferentes brinquedos usando sucata e outros materiais;
5.7. Oficina com pais;
5.8. Circuito de brincadeiras no pátio;
5.9. Entrega de brinquedos confeccionados à CODECA (4º e 5º ano);
5.10. Assistir aos filmes Toy History 3 e/ou A Fantástica Fábrica de
Brinquedos (UCS Cinema);
5.11. Mostra de trabalhos;
5.12. Encontro com a autora Hellô Bacichetti (03 de dezembro).
6.
RECURSOS
6.2. MATERIAIS: sucatas, palitos de churrasco e picolé, cola
branca e quente, tesoura, canetinhas, lápis de cor, papel colorido, folha de
desenho, lápis, borracha, EVA, barbante, DVD’s Toy History 3 e/ou A Fantástica
Fábrica de Brinquedos , home theather, computador,livros balangandã e O Enigma
das Caixas, outros;
6.3. FINANCEIROS: conforme necessidades apontadas durante o
projeto.
7.
AVALIAÇÃO
Ao longo do desenvolvimento das atividades do
projeto e/ou quando houver necessidade, sugestões
da comunidade escolar, mostra de brinquedos e sua aplicação – circuitos,
envolvimento de todos, incluindo a família, auto avaliação.
8.
BIBLIOGRAFIA
PIAGET, J. A
representação do mundo da criança. Rio de Janeiro: Record, 1990
OLIVEIRA, P.S. O que é
brinquedo. São Paulo: Brasiliense, 2010
VON, Cristina. A História do brinquedo. Rio de
Janeiro: Editora Alegro, 2001
NEVES, André. Brinquedos. São Paulo: Editora Ave
Maria, 2009
RAMOS, Anna Cláudia. Brincadeiras de todos os tempos. São
Paulo: Larrousse Júnior, 2006
SANTA ROSA, Nereide
Schilaro. Brinquedos e brincadeiras. São
Paulo: Moderna, 2001
CUNHA, Nylse Helena Silva. Criar para brincar. São Paulo:
Aquariana, 2005
CHEMELLO, Thereza. Brincando com madeira. São Paulo:
Global, 2002
CAMARGO, Dilan. Brincriar. Porto Alegre: Editora Projeto,
2007
MURTA FILHO, Adelson. Barangandão Arco-íris. São Paulo:
Peirópolis, 2008
RITER, Caio. Fusquinha cor de rosa. Porto Alegre:
Paulinas, 2005
URBIM, Carlos. Saco de brinquedos. Porto Alegre: Editora
Projeto, 1997
HÚMER, Neuza Silveira e
colaboradores. Sucatoteca. Volumes
I, II e III. Belo Horizonte: CEDIC, 2001
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