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Projeto EDUCAR COM VALORES 2012


SONHO OU POSSIBILIDADE

“Nesta sociedade marcada por relações de competição e intolerância, em que a diferença entre as pessoas é motivo de discriminação e exclusão, qual é o papel da educação?” Marcos Sandrini1

1 SANDRINI, Marcos – Revista Mundo Jovem – nº 424 – março 2012. p 12

2 “Ética e Cidadania – construindo valores na escola e na sociedade – Módulo 1 Ética – Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado – Presidência da República/Secretaria Especial de Direitos Humanos; Ministério da Educação – Brasília 2004

1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1 - Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Marcial Pisoni
1.2 - Titulo: “Educar com Valores”
1.3 - Área temática: Educação
1.4 – Equipe Diretiva: Viviane Rafaela Bortolini Lavratti; RosmariValdugaKriger; Jaqueline Santos
1.5 - Coordenação Pedagógica:Viviane Folchini Costa 1.6 – Docentes: Adriana Buffon Curzel; Bárbara Andreis Marini; Flávia Rosa Gonçalves; Jucerlei Gazola; Márcia Lemes; Mário Alberto Tomazoni; Ramon Victor Tisott; Roberta Andreis; Rosilaine Kramer Silva; Simone SantiniBaratto; Valdirene Cristina Miola de Macedo
1.7 - Público Alvo: Alunos do 6º ano a 8ª série do Ensino Fundamental
1.8 - Período: De maio a setembro de 2012 2 . FINALIDADE:
“ As pessoas não nascem boas ou ruins; é a sociedade, quer queira, quer não, que educa moralmente seus membros (...)”2
Embora a família, os meios de comunicação e o convívio com outras pessoas tenham influência marcante no estabelecimento de valores comportamentais, a escola é um espaço privilegiado de convivência entre pessoas de diferentes etnias, de diferentes gêneros, de diferentes condições econômicas, políticas e religiosas, então, é na escola que se tem a oportunidade de aprender a conviver com as diferenças, com o pluralismo; aprender a ser tolerante e a respeitar o “outro”, suas ideias, suas escolhas e sua forma de expressão.
É preciso ter sempre presente que a escola não é a única instituição social capaz de educar para formação de valores e nem pensar que a escola garanta o sucesso em relação a esta formação, mas também não se pode justificar a abstenção nessa empreitada, pois, a organização escolar, por si só, já difunde valores e regras, seja através da postura de seus profissionais; dos textos e livros didáticos; da organização institucional; das formas de avaliação e/ou do estabelecimento de regras de convivência. Estas questões devem ser objeto de reflexão da escola.
Assim, é papel dos profissionais da educação compreender a vida humana de forma a perceber o que está despercebido; olhar as relações cotidianas do universo escolar com olhos de estranhamento que nos permitam, enquanto educadores, questionar o significado e os processos da vida e intervir no universo escolar de forma a legitimar valores como o respeito mútuo, vida digna, democracia, solidariedade, liberdade e justiça.
3.APRESENTAÇÃO
Um dos pontos altos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é o reconhecimento da importância dos valores na educação escolar. Para isso, assinala que o fim último da educação é a formação da cidadania, incorpora nas finalidades da educação básica, princípios e valores fundamentais que dão um tratamento novo e transversal ao currículo escolar.
A ideia de que a educação em valores permeia os dispositivos da LDB pode ser observada nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Neste documento ficou explicitado o reconhecimento da importância do ensino e a aprendizagem dos valores na educação escolar, e, por conseguinte, o Conselho Nacional de Educação (CNE), ao estabelecer as diretrizes curriculares para a educação básica, deu um caráter normativo à inserção e integralização dos conteúdos da educação em valores nos currículos escolares.
Lendo o artigo 2º da LDB tem-se que a educação em valores dá sentido e é o fim da educação escolar já que, junto com aquisição de conhecimentos, competências e habilidades, faz-se necessário a formação de valores básicos para a vida e para a convivência, as bases para uma educação plena, que integra os cidadãos em uma sociedade plural e democrática. Continuando a leitura, no seu artigo 27, a LDB faz referência à educação em valores ao determinar que os conteúdos curriculares da educação básica observem, ainda, as seguintes diretrizes: “a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e a ordem democrática” (inciso I).
É necessário, portanto, termos consciência de que o currículo escolar não se constitui com conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos. É sim uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas.
Dos debates com o grupo de professores desta escola, definiu-se por abordar o tema VALORES a partir do valor “respeito” em função de ser relevante no desenvolvimento da capacidade de viver em comunidade, na escola, na família, nas igrejas, nos parques, enfim, em todos os lugares onde se concentram pessoas, de modo a garantir uma coexistência interpessoal harmoniosa; valor que leva alguém a tratar outrem com grande atenção, profunda deferência, consideração e reverência. A reação de outrem será no mesmo nível: o respeito mútuo; e por se tratar de um valor que manifesta a tendência a admitir nos outros maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmo diametralmente opostas às nossas.
4. JUSTIFICATIVA
Considerando nossa comunidade escolar, percebemos que a (des)estrutura de muitas famílias não permite vivenciar alguns valores, principalmente o respeito. Dessa forma os alunos querem reproduzir na escola as atitudes que têm “lá fora”. São bastante agressivos de forma física e verbal, não têm limites, não têm cuidado como o que é do outro; e
Considerando as dificuldades vivenciadas no dia-a-dia em se trabalhar as habilidades e competências específicas de cada componente curricular em virtude de atitudes desrespeitosa entre os alunos e para com os demais membros da Escola, sentimos a necessidade de trabalhar este tema.
E, como a escola é um espaço de convivência privilegiado, portanto, para que este valor seja vivenciado, faz-se necessária essa abordagem.
5. OBJETIVOS:
Nossa intenção, através desse trabalho, é organizar ações que possibilitem:
Sensibilizar os alunos para que melhorem suas atitudes frente aos colegas e a toda comunidade escolar, tornando o ambiente mais humanizado e mais propício à aprendizagem;
Resgatar o valor “respeito”, pois consideramos essencial e necessário à formação de um cidadão capaz de atuar de forma construtiva na sociedade em que se encontra inserido.
6. ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
A PARTIR DO MÊS DE maio até setembro de 2012, os professores das diferentes áreas do conhecimentos/adiantamento, abordarão os tópicos definidos, conforme tabela abaixo:



COMPONENTE CURRICULAR
TEMAS / ATIVIDADES
TURMAS
Matemática
Tratamento de informação:
 Levantar dados à partir de informações;
 Construir tabela com os dados;
 Representar em forma de gráficos;

Formular e resolver problemas que impliquem o reconhecimento de dados e a análise das informações
71
81
Ciências
Humanas
Aspectos naturais da paisagem
Transformação da paisagem
Respeito ao meio ambiente, tanto natural como cultural, associando-o à melhoria na qualidade de vida
Globalização dos Valores
Os grupos sociais em um mundo globalizado – Como os valors são apreendidos e propagados na sociedade global
Globalização e seus efeitos
Espaço europeu: aspectos humanos
Respeitro às diferenças, focalizando a diversidade cultural como um fator positivo às sociedades. Esse tema será relacionado ao estudo dos conceitos de “xenofobia” que é improtante para o conhecimento da Europa Contemporânea, e “racismo”
Promover situações de aprendizagem que envolvam a compreensão e o reconhecimento de
que a organização social, política, econômica e religiosa de cada período histórico influi e determina os valores da época, valores que diferem entre os diversos períodos.
Quadro comparativo valores do período estudado x valores da contemporaneidade
 
71
81

Ens. Religioso
Disposição em ouvir as ideias do grupo e expressar as suas
Convivência democrática
Oficina: A escola que temos e a escola que queremos ter
Produção de livro “Por uma cultura de paz...”
71
81
Ed. Física
Jogos recreativos e cooperativos
Proporcionar, no início ou no final das aulas, jogos cooperativos como uma opão de jogarmos uns com os outros e não uns contra os outros.
Escravos de jó
Nunca três (com e sem bola)
Coelho sai da toca
Estafeta (com chute ou arremesso)
Quem está com a bola?
Caçador com cabeceio
Imitar gestos em círculo
71
81
Ciências da Natureza
Oportunizar situações de compreensão da natureza como um sistema dinâmico de relações de interdependência dos componentes vivos e do ambiente
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações, representados de diferentes formas
Por uma nova atitude: O álcool afeta o sistema nervoso?
O som pode poluir?
71
81
Linguagens
Promover contextos enunciativos de leitura e produção de textos (orais e escritos) em que prevaleçam sequências narrativas, incluindo as dialogais
Produção de poesias conceituando o valor “respeito” – Respeitar é...
Leitura de textos em que se evidenciem sequências argumentativas
Análise de textos que abordam as particularidades de gênero, raça, liberdade x escravidão na vida atual
Análise de gêneros literários: charges, poesias e músicas que tratam de vários assuntos cuja temática são as diferentes formas de respeitar
71 
81


A culminância se dará no mês de setembro, em dia a ser estabelecido pelo conjunto de professores, quando cada turma deverá elaborar um painel conceitual a partir do valor RESPEITO. Os painéis serão expostos na escola.
7. RECURSOS: 7.1 Humanos: Os alunos e as alunas das séries finais do Ensino Fundamental;professores; comunidade escolar; e palestrantes.
7.2 Materiais e/ou financeiros
Conforme descrição na tabela do item 6 8. AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada frente a todas as atividades trabalhadas mediante a observação contínua e registros dos avanços e descobertas de cada um, tanto no desempenho oral quanto na escrita, interpretação e criação.
9. REFERÊNCIAS
LODI, Lucia Helena."Ética e Cidadania – construindo valores na escola e na sociedade" – Módulo 1 Ética – Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado – Presidência da República/ Secretaria Especial de Direitos Humanos; Ministério da Educação, SEIF, SEMTEC, SEED – Brasília 2004
MARTINS, Vicente. "A Prática de Valores na Escola" - http://www.artigos.com/option,com_comprofiler
MOREIRA, Marco Antônio.
Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
REVISTA Espaço Acadêmico – Ano I – nº 07 – dezembro de 2001 – Mensal – ISSN 1519.6186
SANDRINI, Marcos. "A Educação que mexe com a Vida" - Revista Mundo Jovem – nº 424 março 2012. p 12

Coordenadora Pedagógica: Viviane Folchini Costa


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