SONHO OU POSSIBILIDADE
“Nesta sociedade marcada por relações de
competição e intolerância, em que a diferença entre as pessoas é motivo de
discriminação e exclusão, qual é o papel da educação?” Marcos
Sandrini1
1
SANDRINI,
Marcos – Revista Mundo Jovem – nº 424 – março 2012. p 12
2
“Ética
e Cidadania – construindo valores na escola e na sociedade – Módulo 1 Ética –
Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado – Presidência da
República/Secretaria Especial de Direitos Humanos; Ministério da Educação –
Brasília 2004
1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1 - Instituição:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Marcial Pisoni
1.2 - Titulo: “Educar com Valores”
1.3 - Área temática: Educação
1.4 – Equipe Diretiva: Viviane Rafaela
Bortolini Lavratti; RosmariValdugaKriger; Jaqueline Santos
1.5 - Coordenação Pedagógica:Viviane
Folchini Costa 1.6 – Docentes: Adriana Buffon Curzel; Bárbara Andreis Marini;
Flávia Rosa Gonçalves; Jucerlei Gazola; Márcia Lemes; Mário Alberto Tomazoni;
Ramon Victor Tisott; Roberta Andreis; Rosilaine Kramer Silva; Simone
SantiniBaratto; Valdirene Cristina Miola de Macedo
1.7 - Público Alvo: Alunos do 6º ano a 8ª
série do Ensino Fundamental
1.8 - Período: De maio a setembro de 2012
2 . FINALIDADE:
“ As pessoas não nascem boas ou ruins; é
a sociedade, quer queira, quer não, que educa moralmente seus membros (...)”2
Embora a família, os meios de comunicação
e o convívio com outras pessoas tenham influência marcante no estabelecimento
de valores comportamentais, a escola é um espaço privilegiado de convivência
entre pessoas de diferentes etnias, de diferentes gêneros, de diferentes
condições econômicas, políticas e religiosas, então, é na escola que se tem a
oportunidade de aprender a conviver com as diferenças, com o pluralismo;
aprender a ser tolerante e a respeitar o “outro”, suas ideias, suas escolhas e
sua forma de expressão.
É preciso ter
sempre presente que a escola não é a única instituição social capaz de educar
para formação de valores e nem pensar que a escola garanta o sucesso em relação
a esta formação, mas também não se pode justificar a abstenção nessa
empreitada, pois, a organização escolar, por si só, já difunde valores e
regras, seja através da postura de seus profissionais; dos textos e livros
didáticos; da organização institucional; das formas de avaliação e/ou do
estabelecimento de regras de convivência. Estas questões devem ser objeto de
reflexão da escola.
Assim, é papel dos profissionais da
educação compreender a vida humana de forma a perceber o que está despercebido;
olhar as relações cotidianas do universo escolar com olhos de estranhamento que
nos permitam, enquanto educadores, questionar o significado e os processos da
vida e intervir no universo escolar de forma a legitimar valores como o
respeito mútuo, vida digna, democracia, solidariedade, liberdade e justiça.
3.APRESENTAÇÃO
Um dos pontos altos da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional (LDB) é o reconhecimento da importância dos
valores na educação escolar. Para isso, assinala que o fim último da educação é
a formação da cidadania, incorpora nas finalidades da educação básica,
princípios e valores fundamentais que dão um tratamento novo e transversal ao
currículo escolar.
A ideia de que a educação em valores
permeia os dispositivos da LDB pode ser observada nos Parâmetros Curriculares
Nacionais. Neste documento ficou explicitado o reconhecimento da importância do
ensino e a aprendizagem dos valores na educação escolar, e, por conseguinte, o
Conselho Nacional de Educação (CNE), ao estabelecer as diretrizes curriculares
para a educação básica, deu um caráter normativo à inserção e integralização
dos conteúdos da educação em valores nos currículos escolares.
Lendo o artigo 2º da LDB tem-se que a
educação em valores dá sentido e é o fim da educação escolar já que, junto com
aquisição de conhecimentos, competências e habilidades, faz-se necessário a
formação de valores básicos para a vida e para a convivência, as bases para uma
educação plena, que integra os cidadãos em uma sociedade plural e democrática.
Continuando a leitura, no seu artigo 27, a LDB faz referência à educação em valores
ao determinar que os conteúdos curriculares da educação básica observem, ainda,
as seguintes diretrizes: “a difusão de valores fundamentais ao interesse
social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e a ordem
democrática” (inciso I).
É necessário, portanto, termos
consciência de que o currículo escolar não se constitui com conteúdos prontos a
serem transmitidos aos alunos. É sim uma construção e seleção de conhecimentos
e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas
e culturais, intelectuais e pedagógicas.
Dos debates com o grupo de professores
desta escola, definiu-se por abordar o tema VALORES a partir do valor “respeito”
em função de ser relevante no desenvolvimento da capacidade de viver em
comunidade, na escola, na família, nas igrejas, nos parques, enfim, em todos os
lugares onde se concentram pessoas, de modo a garantir uma coexistência
interpessoal harmoniosa; valor que leva alguém a tratar outrem com grande atenção,
profunda deferência, consideração e reverência. A reação de outrem será no
mesmo nível: o respeito mútuo; e por se tratar de um valor que manifesta a
tendência a admitir nos outros maneiras de pensar, de agir e de sentir
diferentes ou mesmo diametralmente opostas às nossas.
4.
JUSTIFICATIVA
Considerando nossa comunidade escolar,
percebemos que a (des)estrutura de muitas famílias não permite vivenciar alguns
valores, principalmente o respeito. Dessa forma os alunos querem
reproduzir na escola as atitudes que têm “lá fora”. São bastante agressivos de
forma física e verbal, não têm limites, não têm cuidado como o que é do outro;
e
Considerando as dificuldades vivenciadas
no dia-a-dia em se trabalhar as habilidades e competências específicas de cada
componente curricular em virtude de atitudes desrespeitosa entre os alunos e
para com os demais membros da Escola, sentimos a necessidade de trabalhar este
tema.
E, como a escola é um espaço de
convivência privilegiado, portanto, para que este valor seja vivenciado, faz-se
necessária essa abordagem.
5. OBJETIVOS:
Nossa intenção, através desse trabalho, é
organizar ações que possibilitem:
Sensibilizar os alunos para que melhorem
suas atitudes frente aos colegas e a toda comunidade escolar, tornando o
ambiente mais humanizado e mais propício à aprendizagem;
Resgatar o valor “respeito”, pois
consideramos essencial e necessário à formação de um cidadão capaz de atuar de
forma construtiva na sociedade em que se encontra inserido.
6. ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
A PARTIR DO MÊS DE maio até setembro de 2012, os professores das diferentes áreas do conhecimentos/adiantamento, abordarão os tópicos definidos, conforme tabela abaixo:
COMPONENTE
CURRICULAR
|
TEMAS
/ ATIVIDADES
|
TURMAS
|
Matemática
|
Tratamento
de informação:
Levantar dados à partir de informações;
Construir tabela com os dados;
Representar em forma de gráficos;
Formular
e resolver problemas que impliquem o reconhecimento de dados e a análise das
informações
|
6º
7º
71
81
|
Ciências
Humanas
|
Aspectos
naturais da paisagem
Transformação
da paisagem
Respeito
ao meio ambiente, tanto natural como cultural, associando-o à melhoria na
qualidade de vida
Globalização
dos Valores
Os
grupos sociais em um mundo globalizado – Como os valors são apreendidos e
propagados na sociedade global
Globalização
e seus efeitos
Espaço
europeu: aspectos humanos
Respeitro
às diferenças, focalizando a diversidade cultural como um fator positivo às
sociedades. Esse tema será relacionado ao estudo dos conceitos de “xenofobia”
que é improtante para o conhecimento da Europa Contemporânea, e “racismo”
Promover
situações de aprendizagem que envolvam a compreensão e o reconhecimento de
que
a organização social, política, econômica e religiosa de cada período
histórico influi e determina os valores da época, valores que diferem entre
os diversos períodos.
Quadro
comparativo valores do período estudado x valores da contemporaneidade
|
6º
7º
71
81
|
Ens.
Religioso
|
Disposição
em ouvir as ideias do grupo e expressar as suas
Convivência
democrática
Oficina:
A escola que temos e a escola que queremos ter
Produção
de livro “Por uma cultura de paz...”
|
6º
7º
71
81
|
Ed.
Física
|
Jogos
recreativos e cooperativos
Proporcionar,
no início ou no final das aulas, jogos cooperativos como uma opão de jogarmos
uns com os outros e não uns contra os outros.
Escravos
de jó
Nunca
três (com e sem bola)
Coelho
sai da toca
Estafeta
(com chute ou arremesso)
Quem
está com a bola?
Caçador
com cabeceio
Imitar
gestos em círculo
|
6º
7º
71
81
|
Ciências
da Natureza
|
Oportunizar
situações de compreensão da natureza como um sistema dinâmico de relações de
interdependência dos componentes vivos e do ambiente
Selecionar,
organizar, relacionar, interpretar dados e informações, representados de
diferentes formas
Por
uma nova atitude: O álcool afeta o sistema nervoso?
O
som pode poluir?
|
6º
7º
71
81
|
Linguagens
|
Promover
contextos enunciativos de leitura e produção de textos (orais e escritos) em
que prevaleçam sequências narrativas, incluindo as dialogais
Produção
de poesias conceituando o valor “respeito” – Respeitar é...
Leitura
de textos em que se evidenciem sequências argumentativas
Análise
de textos que abordam as particularidades de gênero, raça, liberdade x
escravidão na vida atual
Análise
de gêneros literários: charges, poesias e músicas que tratam de vários
assuntos cuja temática são as diferentes formas de respeitar
|
6º
7º
71
81
|
Coordenadora Pedagógica: Viviane Folchini Costa
Comentários
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Oiê!!!
É muito bom receber seus comentários!!!!
Nossa escola agradece!!!!