Palestras Educativas com a Entidade Filantrópica "SOAMA",
de Proteção aos Animais Abandonados
Turmas envolvidas: Educação Infantil B, 1º , 2º, 3º, 4º e 5º ano
Professoras: Daiane Verza, Raquel de Lemos Tochetto, Daniele Schiavo, Taís Fernanda da Silva,
Luana Canali Prigol, Mônia Motta Frare, Cilene Beatris Corso (Mais Alfabetização),
Marta Menegatti (Bibliotecária), Rosilaine Kramer da Silva (LIE).
Coordenadora Pedagógica: Doriana Lais Amaral
Justificativa:
Este projeto visa orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais que vivem na rua, pois um dia forma abandonados ou já nasceram na rua. Que são seres vivos de muita importância para o Planeta Terra e também para a vida do homem. Levar ao conhecimento do aluno que possuir um animal de estimação não somente prender em casa o bichinho, que ele precisa de uma vida saudável e cuidados especiais. Conscientização da natureza, que os animais precisam dela e também de uma vida digna, alimentação saudável, abrigo adequado para darem continuação à espécie; o que vai trazer somente benefícios para a humanidade.
O que nossa escola pretende com o projeto:
Identificar como vivem os animais em situação de risco em nossa cidade;
Desenvolver uma consciência crítica em nosso educando para que nunca se torne um adulto capaz de maltratar animais;
Preocupar-se com a natureza e com todos os seres que a ela pertencem.
Algumas habilidades a serem desenvolvidas:
Observar as características dos animais que pertencem ao seu cotidiano;
Estabelecer algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais;
Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
Despertar para a criticidade.
Desenvolvimento e estratégias:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele.
Juntamente às informações que as crianças já tem presentes, a escola entrará com o conhecimento formal de uma forma lúdica. Cada turma tratará o tema "ANIMAIS" da forma que escolhere até o dia da visita da SOAMA.
Através das atitudes realizadas como pesquisas sobre a vida dos animais teremos: filmes, leituras, trabalhos amnuais, músicas e danças. As áreas do conhecimento como: artes visuais, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, conhecimento lógico-matemático e movimento podem ser exploradas estabelecendo assim transdisciplinaridade no assunto abordado.
Culminância:
Será realizada uma mostra de trabalhos na escola, aberta para pais e responsáveis com objetivo maior de receber a palestrante da SOAMA.
Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera-se alguns intrumentos de avaliação:
dados registrados com referência direta do aluno individualmente ou em grupo.
Comentários
Postar um comentário
Oiê!!!
É muito bom receber seus comentários!!!!
Nossa escola agradece!!!!