Justificativa:
Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, a escola propõe um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura.
Objetivos:
Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores.
Espera-se:
- Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
- Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
- Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
- Enriquecer o vocabulário.
- Desenvolver as habilidades linguísticas : falar, escutar, ler e escrever.
- Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
- Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
- Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
- Contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes.
Duração:
Ano Letivo de 2012.
Estratégias:
- Criação e organização de uma biblioteca de Sala;
- Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
- Leituras de diferentes gêneros;
- Exibição de filmes;
- Visita à Biblioteca Pública;
- Assistir a peças de teatro;
- Empréstimo de livros da Biblioteca;
- Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
- Formação de alunos leitores;
- Contação de histórias de assombração por parentes e amigos;
- Hora do conto, Hora da Lenda, Momento da Poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);
- Semana do Conto;
- Jogos de leitura.
Recursos:
Obras literárias;
Internet;
Jornais;
Revistas;
DVD;
Textos didáticos.
Empreendimentos:
Criação de murais;
Formação de Grupo de Contadores de História;
Produção de resenhas e recontos de autoria dos alunos.
Parcerias:
Biblioteca (Marta Menegatti) e Coordenação Pedagógica (Doriana Laís Amaral).
Avaliação:
Será realizada a avaliação da leitura do aluno pela professora, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, a professora realizará atividades sequenciais de produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento da competência escritora do aluno.
Coordenadora pedagógica:
Doriana Laís Amaral
Comentários
Postar um comentário
Oiê!!!
É muito bom receber seus comentários!!!!
Nossa escola agradece!!!!