Pular para o conteúdo principal

Projeto Ler, Fantasial e Criar - Biblioteca 2012 - tarde

LER, FANTASIAR E CRIAR

“Calvino em seu livro Lições Americanas, diz que a
fantasia é um lugar onde chove. Eu acredito que também
a educação seja, metaforicamente, um lugar onde chove. É
um lugar onde chove um pouco de tudo; um lugar aberto, sem
proteção, onde chovem falas, ações, pensamentos, memórias,
conhecimento, amores, emoções, ideais, paixões, fadigas,
amarguras e alegrias.
A educação é um ligar onde há riscos, um lugar exposto
à imprevisibilidade do tempo, onde os alunos e professores podem
até se molhar, transformando-se num lugar desconfortável,
úmido, mas cheio de aventura, verdadeiro, intenso
e fascinante”.

(Spaggiariem, 1999)


1. IDENTIFICAÇÃO


1.1. Título do Projeto: LER, FANTASIAR E CRIAR
1.2. Órgão Executor: Biblioteca Escolar Vereador Marcial Pisoni;
1.3. Local de Realização: E. M. E. F. VEREADOR MARCIAL PISONI;
1.4. Responsável: Jacqueline Santos;
1.5. Turno: Tarde;
1.6. Período de Vigência: Ano Letivo de 2012;
1.7. Área de Abrangência: Comunidade Escolar;
1.8. Público Alvo: Educação Infantil, 1º ao 7º ano, 7ª e 8ª séries, pais, funcionários e professores.

2. JUSTIFICATIVA

Segundo Celso Antunes, “... tão importante quanto ler é fazer desse alguém um leitor.”, e para tanto, este projeto vem a contribuir de forma efetiva na construção do aluno leitor, pois a Biblioteca Escolar é um espaço privilegiado, pois trata não somente da leitura das letras, mas principalmente da leitura do mundo, mundo este de conhecimento e de fantasia.

3. OBJETIVOS

3.1. OBJETIVO GERAL: Proporcionar que o espaço da Biblioteca Escolar torne-se um local onde tanto o aluno, quanto pais, educadores, funcionários e comunidade em geral encontrem meios de criar vínculos com o saber sistematizado ou não, através de diferentes leituras e atividades que vão de encontro às propostas do Regimento Escolar.

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

3.2.1. Informatizar o acervo da Biblioteca;
3.2.2. Promover ações pedagógicas tais como: contação de histórias, confecção de livros e divulgação dos mesmos;
3.2.3. Divulgar o acervo existente à toda comunidade escolar;
3.2.4. Divulgar alunos leitores EM DESTAQUE mensalmente;
3.2.5. Participar da elaboração dos planejamentos junto à equipe diretiva, grupo de professores e coordenação pedagógica;
3.2.6. Emprestar livros, revistas e filmes à comunidade escolar;
3.2.7. Promover as datas comemorativas de maior significado para a comunidade escolar;
3.2.8. Fornecer material de apoio pedagógico aos professores;
3.2.9. Adquirir diferentes materiais através de ações conjuntas com a comunidade escolar;
3.2.10. Propiciar um ambiente agradável e organizado, estando sempre atento às necessidades da comunidade escolar;
3.2.11. Promover a hora do conto, através de projetos pedagógicos interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
3.2.12. Cooperar com a equipe diretiva sempre que for necessário;
3.2.13. Manter uma constante avaliação do trabalho desenvolvido.

4. METODOLOGIA

O presente projeto desenvolver-se-á através de empréstimos de livros, revistas e filmes à comunidade escolar, contação de histórias, comemorações de datas significativas, elaboração de murais, confecção e divulgação dos livros criados, desenvolvimento de diferentes atividades relacionadas à biblioteca e ao planejamento das atividades pelo grupo de professores.

5. CRONOGRAMA

5.1. Retirada de livros: semanal;
5.2. Contação de histórias: quinzenal, com a participação do professor regente;
5.3. Comemorações: nas datas significativas;
5.4. Elaboração de murais: nas datas significativas e/ou na divulgação de alguma atividade desenvolvida pela Biblioteca Escolar e/ou alunos e professores;
5.5. Confecção e divulgação de livros: anual;
5.6. Outras atividades: de acordo com o planejamento do grupo de professores ou da própria Biblioteca.

6. RECURSOS

6.1. HUMANOS: Bibliotecárias, alunos, professores, equipes diretiva, coordenação pedagógica, pais e funcionários;
6.2. MATERIAIS: Todo o acervo disponível, mobiliário, som, cd’s, dvd’s, TV, vídeo, projetor, home theather, computador, mapas e outros;
6.3. FINANCEIROS: Conforme possibilidades previstas pelo Financeiro da Escola e em ações da Biblioteca, desde que o CPM, Conselho Escolar e Equipe Diretiva estejam de acordo.

7. AVALIAÇÃO

Ao longo do ano e/ou quando houver necessidade, através de avaliações diretas e indiretas, pedidos, sugestões da comunidade escolar e auto-avaliação da bibliotecária e de seu projeto.

8. BIBLIOGRAFIA

Material organizado por Marcia Adriana de Carvalho - SMED/ Caxias do Sul, 2004, através da consulta da seguinte bibliografia:
LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de projetos, In REVISTA PRESENÇA PEDAGÓGICA - mar/abr 96 - v. 2 - nº 08
ALMEIDA, Maria Elizabeth. Como se trabalha com PROJETOS, In Revista TV ESCOLA

Projeto: Jacqueline Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Cinderela - texto

As professoras do turno da tarde decidiram apresentar às crianças uma peça teatral, em comemoração ao Dia da Criança. escolheram um dos clássicos da literatura infantil, Cinderela. A adaptação foi realizada pela professora da Educação Infantil da tarde, Daiane Verza. CINDERELA Personagens: Irmã 1 – Daiane Verza Irmã 2 – Daniele Schiavo Cinderela – Luana Canali Prigol Madrasta – Raquel de Lemos Tochetto Fada Madrinha – Cilene Beatris Corso Príncipe – Taís Fernanda da Silva Alazão/bobo da corte: Geana Lemos Narradora e DJ – Mônia Motta Frare Narradora: Era uma vez, no tempo dos reis e das rainhas, uma linda menina que se chamava Cinderela. Ela morava com a madrasta, muito má!!! A madrasta de Cinderela tinha duas filhas. Essas irmãs de Cinderela eram duas moças muito egoístas e que não gostavam de trabalhar. Em casa, era Cinderela que tinha que fazer tudo. (Entra a música “Vida de Empreguete”, do grupo Empreguetes, e Cinderela aparece limpando a casa) (Logo após

Arara-vermelha: Educação Infantil ARTE

  A professora de Arte - tarde, Vlaudete Poyer trabalhou uma ave brasileira com os alunos da Educação Infantil, turma B - tarde. Olha que lindas estas araras!!!!! Aprender a preservar a fauna e a flora brasileira na infância, transformará estas crianças em cidadãos do bem. Parabéns alunos e professora!!!!! Imagens: Jacqueline Santos   SAIBA MAIS SOBRE ESTA AVE BRASILEIRA: A exuberante arara-vermelha       28 de abril de 2012   Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Gênero: Ara Espécie: Ara chloropterus A arara-vermelha ou arara-vermelha-grande apesar do nome não é completamente vermelha essa cor é a que predomina em sua plumagem, porém possui uma faixa verde nas asas e parte das asas, cauda e dorso são azuis. Trata-se de uma ave belíssima com um colorido encantador. Essa espécie é encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e

Painel Farroupilha

Para marcar esta data tão preciosa a nós, gaúchos, a professora da biblioteca da manhã, Jucerlei J. A. Gazola criou este lindíssimo painel!!!!! Imagens: Jacqueline Santos