A escola foi criada pelo Decreto Municipal nº 7243, de 09 de Setembro de 1991, na Administração de Mansueto de Castro Serafini Filho, obtendo autorização para funcionamento pela Portaria SE nº 273 de 02 de Junho de 1992. Inicialmente chamava-se Escola Municipal Vila Leon, sendo administrado o ensino de 1ª a 5ª série.
Pelo Decreto nº 3334 de 12 de Junho de 1992, o Prefeito Municipal usando de suas atribuições que a lei lhe conferia, denominou Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Vereador Marcial Pisoni, funcionando até o final de março de 1992 no Salão Comunitário do bairro ou “Pau Fincado”, como era conhecido pelos alunos.
A partir deste período, a escola passou a funcionar em sede própria, de alvenaria, na Rua Guilherme Franzoi, porém ainda em construção. Apenas no ano seguinte a escola foi totalmente concluída. A área total do terreno é de 4400 m2 e área construída é de 2049 m2, contando com 10 salas de aula, além de dependências para direção, orientação educacional, secretaria, professores, ensino profissionalizante, laboratório, biblioteca, refeitório, cozinha, despensa e instalações sanitárias. Para Educação Física e recreação existe uma área coberta e uma área ao ar livre.
Em 19 de junho de 1992 foi autorizado o funcionamento de 6ª série na escola.
A partir de 18 de setembro deste mesmo ano, o Clube de Mães Dalva Pereira passou a exercer suas atividades numa sala de aula vaga, uma vez que o mesmo não possuía espaço físico para funcionar normalmente e tinha por objetivo ajudar as famílias carentes do bairro, cujos filhos, na sua maioria, estudavam na escola: permanecendo neste local até janeiro de 1993.
A primeira diretora da escola foi indicada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), na gestão de Odir Miguel Ferronatto, sendo que em dezembro de 1992 foram realizadas eleições e Regiane L. M. Baldisseroto permaneceu no cargo.
A partir de 1994, a escola recebeu autorização para o funcionamento de 7ª e 8ª séries do turno da manhã.
A escola ofereceu a modalidade EJA desde 2004 (gestão da diretora Beatriz M. Padilha) até o ano de 2009, período no qual supriu praticamente toda a necessidade da comunidade.
Em 2009, assume a equipe diretiva coordenada pela diretora Viviane R. Bortolini e suas vices, Rosmari Kriger, Patrícia Spada e Sandra Comerlatto, que tem como um forte objetivo envolver a escola no maior número de projetos/programas possíveis. Como por exemplo, atividades complementares: dança, projeto navegar, saídas de estudos, autor na escola, Programa Prato Limpo, Programa Mais Educação e Laboratório de Informática. Tudo isso é possível graças a comunidade , conselho escolar e CPM.
O nome da escola é em homenagem ao vereador Marcial Pisoni, pelos seus relevantes trabalhos comunitários.
Texto: Patrícia K. W. Della Santa Spada
Comentários
Postar um comentário
Oiê!!!
É muito bom receber seus comentários!!!!
Nossa escola agradece!!!!