Pular para o conteúdo principal

Projeto Monteiro Lobato

1. Título: Folclore

2. Dados de identificação

Nome da Escola: E.M.E.F.Vereador Marcial Pisoni
Diretor(a): Jacqueline Santos
Coordenadoras do projeto: Roberta Andreis e Rosilaine Kramer Silva
Áreas envolvidas: Linguagem, Arte,Matemática, Educação Física, História e Geografia
Período de realização: Maio a agosto 2014
Apresentação na Casa de Cultura: 13 de agosto, manhã e tarde
Público-alvo: Educação Infantil ao nono ano.

3. Justificativa

Sabendo que o Folclore é a expressão da cultura, dos costumes e tradições de um povo, expresso de maneira oral, escrita ou cênica, torna-se de fundamental importância o seu trabalho como prática pedagógica. Todos os povos têm folclore e é através da sua preservação que se torna possível a perpetuação das diferentes culturas, bem como o conhecimento verdadeiro da história dos diversos povos. O folclore é contado e recontado pela oralidade popular e representa a sabedoria do povo. Ele inclui mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas e trava-línguas. Também inclui festas, encenações, artesanato, símbolos, receitas de comidas, medicina popular, danças, música instrumental e canções, inclusive as baladas e canções de ninar. O folclore brasileiro é muito rico, possui a herança cultural dos índios, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus.
          Conhecendo o folclore do Brasil, podemos compreender o seu povo. E assim passamos a fazer, parte de sua História.
          Destacando que a leitura e a escrita, estão diretamente ligadas ao desejo de descobrir, conhecer e fazer parte do folclore brasileiro justifica-se a importância deste projeto e a relevância da leitura neste processo educativo.

4. Objetivos
·         Reconhecer a importância cultural do folclore;
·         Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
·         Utilizar linguagem oral, escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
·         Exercitar fantasia, criatividade e imaginação através de pesquisa e reconstruções;
·         Desenvolver gosto pela leitura,canto,  músicas e danças culturais;
·         Estimular o ritmo.
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita.

5. Metodologia ou Estratégia de Ação:

No primeiro momento o professor de cada turma vai trabalhar identidade e autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o Folclore. Diante de explanações e questionamentos serão organizadas as ações.
            Em uma roda de conversa a professora referência da turma vai explicar o que é folclore e  direcionar o seu trabalho: festa folclórica, lendas, par lendas, trava-línguas, músicas, canções, brincadeiras, danças, brinquedos, personagens ; organizando suas ações.
            Cada turma trabalhará um tópico do folclore e depois fará uma exposição ,seja ela através de dramatizações, teatro, contação de história, jogos,  exposição de atividades, entre outros.
            As ações do projeto também serão desenvolvidas nas aulas de arte, educação física, sexto período e laboratório de informática.
           Nas turmas de educação infantil além da contação de histórias e lendas,  de ouvir e cantar músicas e canções,participar das brincadeiras e danças e construir brinquedos folclóricos, os alunos vão construir  uma amarelinha e um dominó com os personagens das lendas do folclore brasileiro e do Sítio do Pica-pau Amarelo, para  brincarem na escola e com a família.
           No 1º ano, a professora apresentará o livro “O Folclore” de Mestre André e Marcelo Xavier. Discutirá sobre o que compõe o nosso folclore brasileiro, incluindo o gênero das adivinhas. Conversará com a turma para que seja possível identificar os conhecimentos prévios sobre as adivinhas do nosso folclore brasileiro para realizar  uma roda de contação de adivinhas conhecidas pela turma. Propõe uma pesquisa de adivinhas conhecidas pela família e  realizará a socialização das mesmas, no grande grupo para produção textual coletiva de adivinhas de autoria da turma do primeiro ano. Irão confeccionar cartazes de adivinhas para expor no corredor da escola. Realizará atividades de completar as sílabas das palavras do contexto estudado, bem como ordená-las para a formação das mesmas, realizará o  jogo linguístico coletivo, no qual a professora faz perguntas sobre a formação de palavras, considerando o conhecimento que cada grupo tem a respeito do funcionamento do sistema de escrita.
            No 2º ano  será realizada a contação das lendas mais conhecidas do Folclore (Saci Pererê, Iara, Curupira, Boitatá, Mula-sem-Cabeça, Negrinho do Pastoreio, Boto Rosa, Lobisomem) para conhecimento de todos;  a confecção de um livro de tamanho grande feito de forma coletiva com  produção escrita de resumos das histórias contadas e representação gráfica (desenhos) de cada personagem, sendo que serão utilizados diferentes materiais para a montagem dos personagens, proporcionando assim a caracterização dos mesmos através do tato e da visão, por se tratar de diferentes texturas, cores e formas.
            Construirão um jogo da memória com personagens do folclore, usando caixas de leite encapadas. As figuras serão desenhadas pelos alunos,  que  serão duplicadas para serem colocadas nas caixas.
            Personagens serão  presos na garrafa. Os alunos irão confeccionar personagens do folclore utilizando massa de modelar e “prenderão” os mesmos em garrafas de papel envoltas com papel celofane.
            O 3º ano irá construir a trilha dos advinhas, depois de trabalhar com o tema em sala de aula.
            No 4º ano, observando a ausência “de brincadeiras de criança” nas atividades que a turma realiza e na hora do intervalo, aliado a questão da sexualidade que está muito presente na turma, considerando a idade, surgiu a ideia de unir duas coisas do nosso folclore: Rodas cantadas, cantigas infantis e lendas da nossa região.
            Os alunos realizarão uma pesquisa com seus pais para descobrirem quais destas brincadeiras eles costumavam brincar quando crianças.
            De posse dessas informações, pesquisarão a letra destas musicas para vivenciar as mesmas no pátio, objetivando resgatar a infância destes alunos.
            Após, será trabalhada uma lenda e em cima desta, vão elaborar uma paródia de uma das musicas infantis, escolhidas por eles, para contar a lenda.
            Outras lendas serão trabalhadas desta mesma forma. As paródias serão construídas em pequenos grupos, com o auxílio da professora.
            Nas turmas de 6º e 7º anos as professoras de Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, trabalharão contos que agucem a imaginação dos alunos e possam contribuir na compreensão do aprendizado que está sendo construído.
             No 6º ano, através do conto “O Reformador do Mundo”, de Monteiro Lobato, a professora organizará, juntamente com os alunos uma espécie de musical que tem por objetivo mostrar o que se pode fazer para ter um mundo melhor. Este trabalho também está vinculado ao projeto Fazer o Bem – Desenvolvendo a Autonomia, e foi criado pelos próprios alunos que realizarão, inclusive, uma apresentação em uma casa de repouso, dando exemplo de como eles podem mudar o mundo.
              No 7º ano, a professora de Matemática, apresentará aos alunos como a Linguagem e a Matemática estão vinculadas entre si e podem auxiliar no processo criativo de cada um. Através dessa introdução, será apresentado o conto “O Mágico do Zalabiats”, de Malba Tahan, o qual será ponto de partida para uma releitura dessa contação através de uma dramatização.
              Os professores de Arte e Educação Física estarão vinculados ao trabalho, auxiliando nos ensaios,na montagem das apresentações e na construção dos painéis para exposição.

Conteúdos distribuídos por turmas:

·         Educação Infantil A,B,C:

ü  Músicas folclóricas;

ü  Brincadeiras folclóricas;

ü  Personagens folclóricos;

ü  Sítio do Pica-pau Amarelo

ü  Brinquedos folclóricos

ü  Festa Junina.

·         1º ano:

ü  Par lendas;

ü  Adivinhas;

ü  Músicas folclóricas:

ü  Brincadeiras folclóricas;

ü  Personagens Folclóricos;

ü  Brinquedos folclóricos;

ü  Festa Junina.
 
      ·         2º ano:

ü  Lendas;

ü  Músicas folclóricas;

ü  Brincadeiras folclóricas;

ü  Personagens Folclóricos;

ü  Brinquedos folclóricos;

ü  Festa Junina.

·         3º ano:

ü  Jogo das adivinhações;

ü  Trava-línguas;

ü  Músicas folclóricas;

ü  Danças folclóricas;

ü  Personagens Folclóricos;

ü  Brincadeiras folclóricas

ü  Festa Junina

·         4º ano:

ü  Lendas: Negrinho do Pastoreio; Erva Mate; Mandioca,...

ü  Canções folclóricas;

ü  Músicas folclóricas

ü  Danças folclóricas

ü  Personagens Folclóricos;

ü  Brinquedos folclóricos

ü  Festa Junina.

      ·         6º ano:

ü   O Reformador do Mundo;

ü   Músicas relacionadas ao assunto;

ü   Contação de História;

ü   Dramatização;

ü   Leitura e compreensão de texto.

        ·         7º ano:

ü   Contos de Malba Tahan;

ü   A Matemática no dia-a-dia;

ü   Contação de História;

ü   Dramatização;

ü  Leitura e compreensão de texto

6. Recursos financeiros:

ü  Materiais diversos: recursos próprios
            ü  Transporte: verba municipal no valor de 868,68 (05 ônibus)

7. Avaliação:

A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas, envolvendo a observação, a participação, a produção dos alunos envolvidos. Cada turma trabalhará seu conteúdo de maneira dinâmica e diferenciada. Após a realização dos trabalhos, farão primeiramente a exposição de idéias para aos colegas, posteriormente serão montados os painéis e apresentação no Teatro da Casa da Cultura.


8. Referência Bibliográfica:

 

PINTO, Gerusa Rodrigues, LIMA, Regina Célia Villaça Lima. Dia- a - Dia do Professor.Editora FAPI LTDA. Volume 3

CARVALHO, Míriam CAZANTE, Cristina. 3º Milênio - Projetos Pedagógicos.

 PROJETO ELABORADO PELA COORDENADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA - VÍVIAN HANTHORNE

AZEVEDO, Ricardo. Bazar do Folclore: tradição popular. São Paulo: Ática, 2001.

AZEVEDO, Ricardo. Cultura da terra. São Paulo: Moderna, 2008.

AZEVEDO, Ricardo. Armazém do Folclore. São Paulo: Ática, 2002.

AZEVEDO, Ricardo. Meu livro de folclore. São Paulo: Ática, 1997.

LOBATO, Monteiro. O Saci. São Paulo: Brasiliense, 2003.

SOUZA, Mauricio de. Turma da Mônica: lendas brasileiras. São Paulo: Girassol, 2009.

SOUZA, Mauricio de. Turma da Mônica: folclore brasileiro. São Paulo: Girassol, 2009

AMADIO, Lidio. Lendas e mitos do folclore brasileiro. São Paulo: Rideel, 1991.

AMORIM, Maria Luísa. Coleção Lendas de Nossa Terra, Brasil 500 anos. Belo Horizonte: Armazém de Ideias, 2000.

AMORIM, Patrícia. Coleção Nosso Folclore. Santa Catarina: Vale das Letras.

BAEHR, Vivien Ivete. Coleção Folclore em atividades. Santa Catarina: Sabida

FERNANDES, Paulo Dias. Coleção Paraíso da Criança – Séries Brasileiras. Erechim: Edelbra

FINZETTO, Angela. Coleção Folclore em Contos e Cantos. São Paulo: BrasiLeitura.

MAIA, Vitor. Seres encantados. São Paulo: DCL, 1998.

MAIA, Vitor. Histórias folclóricas. São Paulo: DCL, 2007.

TRAVIATTA Produções Artísticas. Coleção Meu livrinho Sítio do Picapau Amarelo. São Paulo: Globo, 2004.

RERREIRA, Hugo Monteiro, GOMES Lenice. Pelas Ruas da Oralidade. São Paulo:Paulinas, 2006

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Cinderela - texto

As professoras do turno da tarde decidiram apresentar às crianças uma peça teatral, em comemoração ao Dia da Criança. escolheram um dos clássicos da literatura infantil, Cinderela. A adaptação foi realizada pela professora da Educação Infantil da tarde, Daiane Verza. CINDERELA Personagens: Irmã 1 – Daiane Verza Irmã 2 – Daniele Schiavo Cinderela – Luana Canali Prigol Madrasta – Raquel de Lemos Tochetto Fada Madrinha – Cilene Beatris Corso Príncipe – Taís Fernanda da Silva Alazão/bobo da corte: Geana Lemos Narradora e DJ – Mônia Motta Frare Narradora: Era uma vez, no tempo dos reis e das rainhas, uma linda menina que se chamava Cinderela. Ela morava com a madrasta, muito má!!! A madrasta de Cinderela tinha duas filhas. Essas irmãs de Cinderela eram duas moças muito egoístas e que não gostavam de trabalhar. Em casa, era Cinderela que tinha que fazer tudo. (Entra a música “Vida de Empreguete”, do grupo Empreguetes, e Cinderela aparece limpando a casa) (Logo após

Arara-vermelha: Educação Infantil ARTE

  A professora de Arte - tarde, Vlaudete Poyer trabalhou uma ave brasileira com os alunos da Educação Infantil, turma B - tarde. Olha que lindas estas araras!!!!! Aprender a preservar a fauna e a flora brasileira na infância, transformará estas crianças em cidadãos do bem. Parabéns alunos e professora!!!!! Imagens: Jacqueline Santos   SAIBA MAIS SOBRE ESTA AVE BRASILEIRA: A exuberante arara-vermelha       28 de abril de 2012   Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Gênero: Ara Espécie: Ara chloropterus A arara-vermelha ou arara-vermelha-grande apesar do nome não é completamente vermelha essa cor é a que predomina em sua plumagem, porém possui uma faixa verde nas asas e parte das asas, cauda e dorso são azuis. Trata-se de uma ave belíssima com um colorido encantador. Essa espécie é encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e

Painel Farroupilha

Para marcar esta data tão preciosa a nós, gaúchos, a professora da biblioteca da manhã, Jucerlei J. A. Gazola criou este lindíssimo painel!!!!! Imagens: Jacqueline Santos