Pular para o conteúdo principal

Projeto Animais

Palestras Educativas com a Entidade Filantrópica "SOAMA",
de Proteção aos Animais Abandonados

Turmas envolvidas: Educação Infantil B, 1º , 2º, 3º, 4º e 5º ano 
Professoras: Daiane Verza, Raquel de Lemos Tochetto, Daniele Schiavo, Taís Fernanda da Silva,
Luana Canali Prigol, Mônia Motta Frare, Cilene Beatris Corso (Mais Alfabetização),
Marta Menegatti (Bibliotecária), Rosilaine Kramer da Silva (LIE).
Coordenadora Pedagógica: Doriana Lais Amaral

Justificativa:
Este projeto visa orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais que vivem na rua, pois um dia forma abandonados ou já nasceram na rua. Que são seres vivos de muita importância para o Planeta Terra e também para a vida do homem. Levar ao conhecimento do aluno que possuir um animal de estimação não somente prender em casa o bichinho, que ele precisa de uma vida saudável e cuidados especiais. Conscientização da natureza, que os animais precisam dela e também de uma vida digna, alimentação saudável, abrigo adequado para darem continuação à espécie; o que vai trazer somente benefícios para a humanidade.

O que nossa escola pretende com o projeto:
Identificar como vivem os animais em situação de risco em nossa cidade;
Desenvolver uma consciência crítica em nosso educando para que nunca se torne um adulto capaz de maltratar animais;
Preocupar-se com a natureza e com todos os seres que a ela pertencem.

Algumas habilidades a serem desenvolvidas:
Observar as características dos animais que pertencem ao seu cotidiano;
Estabelecer algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais;
Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
Despertar para a criticidade.

Desenvolvimento e estratégias:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele.
Juntamente às informações que as crianças já tem presentes, a escola entrará com o conhecimento formal de uma forma lúdica. Cada turma tratará o tema "ANIMAIS" da forma que escolhere até o dia da visita da SOAMA.
Através das atitudes realizadas como pesquisas sobre a vida dos animais teremos: filmes, leituras, trabalhos amnuais, músicas e danças. As áreas do conhecimento como: artes visuais, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, conhecimento lógico-matemático e movimento podem ser exploradas estabelecendo assim transdisciplinaridade no assunto abordado.

Culminância:
Será realizada uma mostra de trabalhos na escola, aberta para pais e responsáveis com objetivo maior de receber a palestrante da SOAMA.

Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera-se alguns intrumentos de avaliação:
dados registrados com referência direta do aluno individualmente ou em grupo.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Cinderela - texto

As professoras do turno da tarde decidiram apresentar às crianças uma peça teatral, em comemoração ao Dia da Criança. escolheram um dos clássicos da literatura infantil, Cinderela. A adaptação foi realizada pela professora da Educação Infantil da tarde, Daiane Verza. CINDERELA Personagens: Irmã 1 – Daiane Verza Irmã 2 – Daniele Schiavo Cinderela – Luana Canali Prigol Madrasta – Raquel de Lemos Tochetto Fada Madrinha – Cilene Beatris Corso Príncipe – Taís Fernanda da Silva Alazão/bobo da corte: Geana Lemos Narradora e DJ – Mônia Motta Frare Narradora: Era uma vez, no tempo dos reis e das rainhas, uma linda menina que se chamava Cinderela. Ela morava com a madrasta, muito má!!! A madrasta de Cinderela tinha duas filhas. Essas irmãs de Cinderela eram duas moças muito egoístas e que não gostavam de trabalhar. Em casa, era Cinderela que tinha que fazer tudo. (Entra a música “Vida de Empreguete”, do grupo Empreguetes, e Cinderela aparece limpando a casa) (Logo após

Arara-vermelha: Educação Infantil ARTE

  A professora de Arte - tarde, Vlaudete Poyer trabalhou uma ave brasileira com os alunos da Educação Infantil, turma B - tarde. Olha que lindas estas araras!!!!! Aprender a preservar a fauna e a flora brasileira na infância, transformará estas crianças em cidadãos do bem. Parabéns alunos e professora!!!!! Imagens: Jacqueline Santos   SAIBA MAIS SOBRE ESTA AVE BRASILEIRA: A exuberante arara-vermelha       28 de abril de 2012   Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Gênero: Ara Espécie: Ara chloropterus A arara-vermelha ou arara-vermelha-grande apesar do nome não é completamente vermelha essa cor é a que predomina em sua plumagem, porém possui uma faixa verde nas asas e parte das asas, cauda e dorso são azuis. Trata-se de uma ave belíssima com um colorido encantador. Essa espécie é encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e

Painel Farroupilha

Para marcar esta data tão preciosa a nós, gaúchos, a professora da biblioteca da manhã, Jucerlei J. A. Gazola criou este lindíssimo painel!!!!! Imagens: Jacqueline Santos