Pular para o conteúdo principal

Projeto Hora da Leitura

Justificativa:
Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, a escola propõe um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura.

Objetivos:
Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores.
Espera-se:
- Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
- Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
- Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
- Enriquecer o vocabulário.
- Desenvolver as habilidades linguísticas : falar, escutar, ler e escrever.
- Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
- Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
- Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
- Contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes.

Duração:
Ano Letivo de 2012.

Estratégias:
- Criação e organização de uma biblioteca de Sala;
- Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
- Leituras de diferentes gêneros;
- Exibição de filmes;
- Visita à Biblioteca Pública;
- Assistir a peças de teatro;
- Empréstimo de livros da Biblioteca;
- Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
- Formação de alunos leitores;
- Contação de histórias de assombração por parentes e amigos;
- Hora do conto, Hora da Lenda, Momento da Poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);
- Semana do Conto;
- Jogos de leitura.

Recursos:
Obras literárias;
Internet;
Jornais;
Revistas;
DVD;
Textos didáticos.

Empreendimentos:

Criação de murais;
Formação de Grupo de Contadores de História;
Produção de resenhas e recontos de autoria dos alunos.

Parcerias:
Biblioteca (Marta Menegatti) e Coordenação Pedagógica (Doriana Laís Amaral).

Avaliação:
Será realizada a avaliação da leitura do aluno pela professora, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, a professora realizará atividades sequenciais de produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento da competência escritora do aluno.

Coordenadora pedagógica:
Doriana Laís Amaral



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Cinderela - texto

As professoras do turno da tarde decidiram apresentar às crianças uma peça teatral, em comemoração ao Dia da Criança. escolheram um dos clássicos da literatura infantil, Cinderela. A adaptação foi realizada pela professora da Educação Infantil da tarde, Daiane Verza. CINDERELA Personagens: Irmã 1 – Daiane Verza Irmã 2 – Daniele Schiavo Cinderela – Luana Canali Prigol Madrasta – Raquel de Lemos Tochetto Fada Madrinha – Cilene Beatris Corso Príncipe – Taís Fernanda da Silva Alazão/bobo da corte: Geana Lemos Narradora e DJ – Mônia Motta Frare Narradora: Era uma vez, no tempo dos reis e das rainhas, uma linda menina que se chamava Cinderela. Ela morava com a madrasta, muito má!!! A madrasta de Cinderela tinha duas filhas. Essas irmãs de Cinderela eram duas moças muito egoístas e que não gostavam de trabalhar. Em casa, era Cinderela que tinha que fazer tudo. (Entra a música “Vida de Empreguete”, do grupo Empreguetes, e Cinderela aparece limpando a casa) (Logo após

Arara-vermelha: Educação Infantil ARTE

  A professora de Arte - tarde, Vlaudete Poyer trabalhou uma ave brasileira com os alunos da Educação Infantil, turma B - tarde. Olha que lindas estas araras!!!!! Aprender a preservar a fauna e a flora brasileira na infância, transformará estas crianças em cidadãos do bem. Parabéns alunos e professora!!!!! Imagens: Jacqueline Santos   SAIBA MAIS SOBRE ESTA AVE BRASILEIRA: A exuberante arara-vermelha       28 de abril de 2012   Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Gênero: Ara Espécie: Ara chloropterus A arara-vermelha ou arara-vermelha-grande apesar do nome não é completamente vermelha essa cor é a que predomina em sua plumagem, porém possui uma faixa verde nas asas e parte das asas, cauda e dorso são azuis. Trata-se de uma ave belíssima com um colorido encantador. Essa espécie é encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e

Painel Farroupilha

Para marcar esta data tão preciosa a nós, gaúchos, a professora da biblioteca da manhã, Jucerlei J. A. Gazola criou este lindíssimo painel!!!!! Imagens: Jacqueline Santos